O Brasil tem mais de 10.000 casos positivos de coronavírus. E o país contabiliza 432 mortes pela Covid-19. Os dados sobre a doença foram atualizado às 17h deste sábado (4) pelo Ministério da Saúde. Com 69 óbitos a mais em relação ao dia anterior, o sábado teve a maior quantidade registrada em 24 horas em território brasileiro desde o primeiro, em 17 de março.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, leia mais sobre o coronavírus
O Brasil tem ao todo 10.278 pacientes que testaram positivo. São 1.084 a mais que a última sexta-feira em relação ao número total de casos. Por região, o Sudeste é quem concentra o maior número de casos, 6.295, e também de mortes: 329. O Nordeste contabiliza 1.642 casos e 59 óbitos. O Sul conta com 1.139 casos confirmados e 17 mortes. O Centro-Oeste tem 675 pacientes e 11 óbitos. Por fim, o Norte é quem tem o menor número de doentes, com 527 casos, e registrou 16 mortes desde o início da pandemia no país.
Da atualização anterior do Ministério da Saúde para a mais recente, às 17h deste sábado, foram 69 mortes a mais. O número diário tem crescido. Na véspera foram 60 óbitos. Conforme dados do Ministério da Saúde, 81% de todas as mortes são de pessoas com mais de 60 anos. A taxa de letabilidade é de 4,2% (número de casos x número de mortes), a maior até agora.
No entanto, o secretário-executivo do ministério, João Gabbardo, informou em coletiva durante a divulgação de dados atualizados neste sábado que o percentual deve começar a baixar a partir da próxima semana, quando mais pessoas serão testadas em todo o Brasil.
Continua depois da publicidade
– A letalidade ter aumentado tem muito a ver com quantidade de testes. Possivelmente com acréscimo da testagem, perincipalmente em São Paulo, a tendência é reduzir esta taxa, embora não reduza óbitos. As variáveis são o número de casos positivos e de mortes, e o número de casos é proporcional ao número de testes. Na próxima semana vamos aumentar a testagem e a letabilidade deve reduzir – justificou.
Gabbardo também reiterou a preocupação do Ministério da Saúde com a Região Sul (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) nos próximos meses. A chegada do inverno naturalmente aumenta o número de pacientes com doenças respiratórias, como é a covid-19.
– Nossa preocupação é com o frio na Região Sul, que vai aumentar o número de casos. Seria positivo reduzir o número de casos em outras regiões neste momento para podermos fazer remanejamento de equipamentos e de profissionais posteriormente. Se houver um local mais controlado, podemos transferir médicos e intensivistas para as áreas de maior necessidade – comentou
Coronavírus nos estados
São Paulo é o estado com maiores números, com 4.466 casos positivos (43,4% do Brasil) para coronavírus e 260 mortes (60%). O Rio de Janeiro contabiliza 1.246 positivados e 58 óbitos, seguido do Ceará, com 730 pacientes com a Covid-19 e 22 mortes.
Continua depois da publicidade
Chegam a 9 os estados com mais de 300 casos confirmados, mais o Distrito Federal (454). Além de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, também estão: Amazonas (311), Bahia (332), Minas Gerais (430), Paraná (395), Rio Grande do Sul (410) e Santa Catarina (334).
Na Região Sul, os últimos três estados citados, detém 11,1% de todos os casos positivos no Brasil e com o total de 17 mortes (1,5%). Paraná e Rio Grandes do Sul tiveram 6 óbitos cada, enquanto Santa Catarina soma 5.
Não há estados sem casos positivos para o novo coronavírus, e apenas dois não tiveram mortes registradas: Acre e Tocantins.