O Brasil acumula 77 mortes pelo novo coronavírus, conforme divulgação feita pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (26). O País teve elevação da quantidade de óbitos de um dia para outro. Foram 20 em relação ao informe do dia anterior. O primeiro em Santa Catarina faz parte do levantamento.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus
Nos últimos dois dias, terça e quarta-feira (25) foram 12 e 11 mortes, respectivamente. Nesta quinta-feira foram 20 óbitos – no dia anterior a soma era de 57. Os números apontam para crescimento de mortes e também de casos confirmados, que chegaram a 2.915. São 482 positivados de um dia para o outro. A taxa de letalidade no Brasil (casos positivos x mortes) é de 2.7%. No começo da coletiva, o Ministério da Saúde chegou a falar em 78 mortes, mas depois corrigiu para 77.
– Em um mês, de 26 de fevereiro a 26 de março, passamos de 1 para 482 casos por dia. Tivemos óbitos de pacientes a partir dos 40 até 99 anos, e a curva mais elevada para óbito a partir dos 60 e mais intensa para 70 anos ou mais – falou Wanderson Oliveira, secretário de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde.
> Coronavírus: governo de Santa Catarina inicia plano de retomada gradual da atividade econômica
Continua depois da publicidade
Além de Santa Catarina, entraram na lista com mortes pelo novo coronavírus os estados do Ceará e Goiás. Todas regiões do Brasil têm mortes pelo covid-19. O Sudeste é a com os maiores números: 1.665 casos positivos e 67 óbitos. No Sul do Brasil (Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul) são 392 casos e 2 mortes – uma em SC e outra no RS.
O Ministério de Saúde anunciou ainda um aplicativo disponível para dúvidas da população e a aquisição de máscaras de “toda a produção nacional”, informou João Gabbardo, secretário do ministério. São 450 milhões de máscaras – com 9 milhões delas distribuídas – e uma licitação aberta para a compra de mais 200 milhões unidades do equipamento de proteção.
> Painel do coronavírus: mapa e gráficos interativos mostram o avanço da pandemia em SC
O Ministério da Saúde ainda informou que entre os 2.915 infectados pelo novo coronavírus no Brasil, 399 estão em hospitais, sendo 205 em enfermarias e 194 em UTI, em estado grave. Estes e outros dados estão disponíveis em um painel na internet lançado nesta quinta-feira (26) pelo Ministério da Saúde, com atualização feita pelas secretarias estaduais de Saúde e com expectativa de novos dados nos próximos dias.
– Nessa plataforma teremos dados diários e dinâmicos das pessoas internadas em leito da UTI e das pessoas que estão recuperadas. Por óbvio não teremos informação da pessoa que está em ambulatório – comentou Gabbardo.
Continua depois da publicidade