A prefeitura de Blumenau vai credenciar hotéis para isolar pacientes de baixa renda que testaram positivo para a Covid-19. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (12) pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) à NSC TV. Ao Santa, o chefe do executivo blumenauense deu detalhes de como será essa iniciativa.
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
O projeto de isolamento dos infectados em leitos de hotelaria vai englobar pessoas mais pobres e que possam expor outros ao novo coronavírus dentro de casa. Exemplo: um morador que foi diagnosticado com a Covid-19, é de família carente, e não tem condições de ficar restrito a um cômodo dentro da residência, será contemplado com a iniciativa.
— Nós vamos, claro, estruturar quem vai para o hotel. Não basta ser de baixa renda, mas o que precisamos priorizar é que a pessoa fique isolada. Não podemos admitir que alguém que tem o coronavírus fique dentro de uma casa com 11 pessoas. Isso não é isolamento — aponta o prefeito de Blumenau.
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
Continua depois da publicidade
O objetivo é credenciar no máximo dois hotéis, para evitar que infectados isolados em quartos fiquem “espalhados” por bairros do município. Além disso, a centralização facilita o monitoramento de profissionais da saúde com essas pessoas e faz com que qualquer evolução da doença seja comunicada a hospitais. A prefeitura defende que esse acompanhamento faz com que as pessoas com o novo coronavírus não cheguem em estado crítico às unidades.
A ideia, conforme Hildebrandt, é de que a iniciativa de adquirir quartos em hotéis para isolamento de pessoas esteja em prática até o fim do mês — quando o município receberá os testes rápidos que foram adquiridos por meio de pregão na semana passada.