A prefeitura de Blumenau decidiu, em reunião no começo da noite desta terça-feira (17), que as aulas da rede municipal de ensino serão suspensas por 30 dias a partir de quinta-feira (19). A decisão impacta todas as unidades de ensino, incluindo os Centros de Educação Infantil (CEIs). Nesta quarta (18), escolas e CEIs ainda estarão funcionando para esclarecer dúvidas de pais e alunos, mas eventuais faltas já não serão computadas. Prefeito Mário Hildebrandt e secretários discutiram esta e outras medidas em uma transmissão ao vivo nas redes sociais.
Continua depois da publicidade
Saiba tudo sobre o novo coronavírus em site especial
A prefeitura aguardava a publicação do anúncio feito nesta segunda-feira (16) pelo Governo do Estado. No documento divulgado nesta terça, o governador Carlos Moisés da Silva oficializou a suspensão das aulas por 30 dias, a partir de quinta. Blumenau aderirá à decisão. Além da rede pública, escolas privadas já estão informando pais e alunos sobre a paralisação das atividades. As escolas e creches municipais estarão abertas para atendimento nesta quarta-feira. O fechamento total ocorre apenas na quinta.
"Ficam suspensas inclusive as aulas nas unidades das redes pública e privada de ensino, municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior, sem prejuízo do cumprimento do calendário letivo, o qual deverá ser objeto de reposição oportunamente", diz o decreto estadual.
Metade do período será referente às férias escolares da metade do ano, que serão antecipadas. A suspensão pode ser prorrogada, mas novas medidas serão informadas nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
— É o momento de se resguardar em casa — enfatizou a secretária de Educação Patrícia Lueders.
— Queremos ressaltar a suspensão das atividades da terceira idade. Nós suspendemos para que os idosos fiquem em casa, para que isso seja em benefício a eles — complementou o prefeito durante a transmissão.
A prefeitura fará da Pró-Família, no bairro Velha, uma Central de Atendimento para os casos suspeitos do coronavírus. A previsão é que o local, que servirá de suporte às unidade de saúde, comece a funcionar na próxima semana.
Transporte coletivo afetado
O secretário de Trânsito e Transportes (Seterb), Eder Boron, também anunciou que o transporte coletivo da cidade terá alterações de linhas e horários, em função do menor movimento de passageiros previsto com a suspensão das aulas tanto na rede pública quanto em estabelecimentos particulares. Os detalhes das alterações ainda serão divulgados.
Situação de emergência
Nesta quarta-feira (17), Hildebrandt deve assinar um decreto de situação de emergência para facilitar a compra de produtos para a Saúde e demais ações, como novas recomendações para moradores e servidores. A ideia é desburocratizar processos administrativos com vistas ao enfrentamento da pandemia do coronavírus.
Continua depois da publicidade
Rota do lazer
Durante a transmissão ao vivo o prefeito anunciou o cancelamento da Rota do Lazer, que tradicionalmente ocorre aos domingos na Rua XV de Novembro, que é liberada para uso exclusivo de pedestres e ciclistas.
Dois novos casos suspeitos
Hildebrandt também informou que subiu de 10 para 12 o número de casos suspeitos do novo coronavírus em Blumenau. Dois deles já foram descartados e outros 10 seguem em análise. Um deles teria testado positivo após análise feita por um laboratório particular. Trata-se de um caso de uma jovem de 21 anos que teria vindo da Espanha, mas o município ainda aguarda exames realizados pelos laboratórios oficiais, como o Lacen, antes da confirmação.