Blumenau quer testar 12 mil pessoas para o novo coronavírus nos próximos 30 dias. A informação foi confirmada pela prefeitura nesta sexta-feira (5) e é motivada pelo recebimento dos testes rápidos para a Covid-19 (IgM e IgG aoSARS-CoV-2) — investimento de R$ 1,2 milhão do Executivo.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa

O público-alvo será amplo, e vai englobar profissionais de saúde, motoristas e cobradores do transporte coletivo, cuidadores de idosos, pessoas com mais de 65 anos que apresentarem sintomas, agentes de trânsito, assistentes e educadores sociais, e todos aqueles que moram com pessoas que já contraíram a doença.

Como vai funcionar a testagem

Para todos esses grupos o protocolo será semelhante: se a pessoa está com sintomas gripais, agentes farão a coleta do teste RT-PCR (que é o mais demorado, porém mais confiável). Caso tenha apresentado algum indício de possível contágio da Covid-19, terá de aguardar 72 horas antes da testagem.

Leia também: Ônibus em Blumenau: prefeitura anuncia volta do transporte coletivo dia 15 de junho

Continua depois da publicidade

Caso o paciente esteja assintomático, profissionais da prefeitura farão o teste rápido e decidirão pelo encaminhamento necessário — se der negativo, retorno ao trabalho, caso positivo, para o período de isolamento de duas semanas.

Os idosos assintomáticos são os únicos em que não será feito o teste rápido.

Testes rápidos que foram adquiridos pela prefeitura de Blumenau.
Testes rápidos que foram adquiridos pela prefeitura de Blumenau. (Foto: Divulgação, PMB)

Onde fazer o teste?

No caso de profissionais de saúde e servidores da prefeitura, essa testagem será feita por uma equipe “volante” que irá ao local de trabalho de cada um. Para motoristas e cobradores, o critério será definido em conjunto entre Blumob e sindicato da categoria.

Já as demais pessoas que se encaixem nesses grupos citados no início da matéria poderão procurar um dos sete ambulatórios gerais ou o AG para casos suspeitos de coronavírus montado no Parque Vila Germânica.

A projeção de testes por grupo

Servidores da Saúde — 2 mil

Agentes de trânsito e assistentes sociais — 1,6 mil

Idosos sintomáticos — 3 mil

Cuidadores de idosos — 200

Pessoas que moram com pacientes já infectados — 4 mil

Motoristas, cobradores e funcionários da Blumob — 1,1 mil

Assista à coletiva com as explicações