Os aviões Arcanjo 2 e Arcanjo 4, do Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros de Santa Catarina, realizaram ontem o transporte de materiais de combate ao coronavírus para São Miguel do Oeste.
Continua depois da publicidade
Foram transportadas 36 mil máscaras de proteção facial, 36 mil luvas, 315 recipientes de álcool gel, 200 caixas do medicamento Cloroquina e 12 kits de detecção rápida do Covid-19. O material da secretaria de Saúde do Estado foi entregue pela Defesa Civil na sede do Batalhão de Operações Aéreas dos Bombeiros, em Florianópolis.
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
O Grupo de Resposta Aérea do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), auxiliou na operação.
Continua depois da publicidade
As duas aeronaves fizeram cerca de dois mil quilômetros, em dez horas de voo no total, com escalas em Lages e Chapecó, até o aeroporto Helio Wasun, em São Miguel do Oeste.
A cidade fica a cerca de 700 quilômetros de Florianópolis e somente uma viagem de ida e volta por terra levaria 20 horas.
Em São Miguel do Oeste foi instalada uma estrutura referência para o combate ao Coronavírus, que vai atender a região Oeste, no Hospital Regional Terezinha Gaio Basso.
Os aviões dos Bombeiros têm realizado várias missões de apoio logístico em relação ao combate do Covid-19. No sábado passado o Arcanjo 2 foi buscar 10 monitores e 14 mangueiras para respiradores em São Paulo.
Continua depois da publicidade
Nesta semana o Aeroclube de Santa Catarina também auxiliou no transporte de materiais para oito cidades de Santa Catarina.
Esse auxílio é fundamental num momento em que há restrição de voos comerciais, principalmente para o interior do estado. Em Chapecó, por exemplo, não há voo direto para a capital, somente três chegadas e três partidas por semana para São Paulo.