Por conta da pandemia do novo coronavírus, o prazo para pagamento das parcelas do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) foi prorrogado em São José. A cobrança de outros impostos também foi alterada, como o ISS (Imposto Sobre Serviços) e a TFPU (Taxa de Fiscalização do Cumprimento de Posturas e Normas Urbanísticas). A mesma medida já tinha sido adotada em Biguaçu e Palhoça.

Continua depois da publicidade

> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

Em São José, as parcelas do IPTU com vencimento a partir de 24 de março poderão ser pagas até 30 de dezembro. O ISS está prorrogado por 90 dias e a data de pagamento da TFPU foi adiada para 30 de julho.

Outras cidades

Em Biguaçu, a nova data para pagamento do IPTU e ISS é 20 de abril. O prazo para pedidos de isenção para idosos, aposentados e pensionistas que recebam até 1,5 salário mínimo per capita passou para 30 de junho.

Sem atendimento físico, o contribuinte que precisar protocolar documentos pode usar o Processo Digital, opção autorizada no site da prefeitura.

Continua depois da publicidade

Em Palhoça, a prefeitura oferece 25% de desconto exclusivamente para os contribuintes sem débitos tributários e 20% para os cidadãos que possuem dívidas junto ao município. Esses valores serão praticados até o dia 15 de abril.

Já o contribuinte que optar pagar a cota única até 15 de maio vai contar com desconto de 15% se estiver em dia com o município e de 10% se possuir dívidas tributárias.

Em Florianópolis, onde o prazo para pagamento em cota única ou da primeira parcela do IPTU já venceu, não há ainda alteração. O que muda é o ISS. Os profissionais liberais que pagam a taxa fixa, só voltam a pagar o tributo daqui a 60 dias.

Saiba tudo sobre o coronavírus no NSC Total