As visitas presenciais no sistema prisional catarinense estão suspensas desde o mês de março por conta da pandemia do coronavírus e ainda não têm data definida para serem retomadas. De acordo com o secretário de Administração Prisional (SAP), Leandro Lima, os encontros serão permitidos quando existir segurança sanitária adequada. A declaração foi dada em entrevista ao Direto da Redação desta quinta-feira (10).

Continua depois da publicidade

> Renato Igor: suspensão de visitas aumenta a tensão no sistema carcerário de SC

— Temos que preservar a vida. É o que temos feito. Se não tivéssemos tomados estas medidas lá no início, agora estaríamos sendo cobrados por 300 mortes a mais do que temos hoje, considerando a taxa de letalidade do estado. Poderia ser uma grande tragédia. Nossa mensagem é clara. Tão logo seja possível retomar as visitas presenciais, com segurança, critério sanitário, retomaremos — afirma Leandro Lima.

Ouça a entrevista com o responsável pela Secretaria de Administração Prisional de SC:

Desde o início da pandemia, três mortes foram registradas no sistema prisional catarinense. Foram registrados os óbitos de dois internos e um servidor. Por conta dos cuidados em relação ao coronavírus, apenas visitas virtuais são permitidas. A SAP contabiliza 46 mil encontros por vídeo e 82 mil e-mails trocados.

Continua depois da publicidade

> Suposto esquema de fraudes contra a Celesc é alvo de operação policial em SC

— A taxa de letalidade do coronavírus em Santa Catarina é 1,27%, a menor do Brasil. No nosso sistema prisional é 0,15%, várias vezes menor do que a média estadual. Tivemos infelizmente três mortes. Mas aplicando o índice de letalidade do Estado, estaríamos falando em 302 mortos — argumenta o secretário de Administração Prisional.

O Governo de Santa Catarina planeja uma retomada gradual das visitas presenciais no sistema prisional, que terá data definida a partir dos indicadores do coronavírus. As atividades de trabalho e estudos dos internos voltaram com regras estabelecidas junto à Secretaria de Estado da Saúde.

> Escolas de SC vão mapear alunos que podem ter aulas presenciais