Moradores de Blumenau relataram, por meio da ouvidoria da prefeitura, que agentes de saúde têm ido às casas deles para fazer testes rápidos de detecção do novo coronavírus. As pessoas dizem que estão a serviço do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) e fazem uma pesquisa em conjunto com a Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Continua depois da publicidade
> Em site especial, saiba tudo sobre o novo coronavírus
A instituição confirmou a ação. Conforme nota de esclarecimento publicada pela universidade, o Centro de Pesquisas Epidemiológicas da instituição coordena um estudo que irá medir a prevalência do coronavírus e avaliar a velocidade de expansão da doença no país. O projeto é financiado pelo Ministério da Saúde.
A pesquisa irá estimar a proporção de pessoas com anticorpos para a Covid-19. Além disso, será analisada a evolução de casos na população brasileira por meio de uma amostragem de participantes em 133 “cidades sentinelas”, que são os maiores municípios das divisões demográficas do país, de acordo com critério do IBGE. Blumenau é uma das 133 da lista.
A primeira fase iniciou nesta quinta-feira (14) e deve terminar neste sábado (16). Os testes rápidos são feitos enquanto os profissionais entrevistam o voluntário. São 250 pessoas por cidade. Os agentes coletam uma gota de sangue da ponta do dedo do participante, que será analisada pelo equipamento em aproximadamente 15 minutos.
Continua depois da publicidade
As pessoas são selecionadas por meio de um sorteio que utiliza dados do IBGE. Outras coletas como essa ocorrerão nas próximas semanas. Além de Blumenau, fazem parte da pesquisa em Santa Catarina Caçador, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joinville e Lages.
Questionamentos à prefeitura
Na transmissão ao vivo desta quinta-feira (14), ao responder os moradores que relataram terem sido abordados pelos pesquisadores, o prefeito Mário Hildebrandt explicou que a prefeitura não havia sido informada pela universidade.
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa