Ana Luiza Tieghi

Os passageiros que chegarem ao aeroporto de Guarulhos vindos de voos internacionais terão a temperatura aferida a partir desta sexta (27). A medida foi adotada no combate à proliferação do novo coronavírus no Brasil. A medida é um acordo entre a SAC (Secretaria Nacional da Aviação Civil), a Prefeitura de Guarulhos e a GRU Airport, concessionária do terminal.

Continua depois da publicidade

A triagem dos passageiros acontece em um posto de atendimento montado na área de desembarque internacional, depois da área de imigração. Caso um passageiro apresente febre e haja a suspeita de covid-19, ele será encaminhado ao Hospital Geral de Guarulhos, informa a concessionária.

A verificação da temperatura de passageiros nos aeroportos não tem o apoio da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Segundo a agência, a ação "não tem fundamento científico", já que passageiros com a doença podem ter os sintomas mascarados pelo período de incubação da enfermidade, ter usado medicamentos antitérmicos ou apresentar febre por outras doenças que não a Covid-19.

> Painel do coronavírus: veja mapa e gráficos interativos sobre o avanço da pandemia em SC

Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com a Anvisa, a verificação de temperatura poderia causar aglomeração de pessoas nos terminais. A agência afirma que a aferição só é feita em casos de suspeita da doença.