A pandemia do coronavírus tem sensibilizado os joinvilenses de diversos setores da sociedade para o combate e à prevenção ao vírus que atinge todo o país. Entre eles, está a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que realizou nesta quarta-feira (25) a primeira entrega de parte dos equipamentos adquiridos para doação ao sistema de saúde.

Continua depois da publicidade

​> Em site especial, saiba tudo sobre coronavírus

Foram entregues 200 macacões e dois respiradores de ar que foram comprados no mercado nacional. No entanto, ainda há outros materiais que já foram adquiridos no mercado internacional e que serão disponibilizados nos próximos dias ao município. A ACIJ tem mantido uma campanha de arrecadação de recursos que vai até abril para a aquisição dos produtos.

Foram comprados também 1 mil macacões, dos quais 800 ficarão com o Hospital São José, que poderá distribuir para as unidades de saúde. São 150 mil máscaras que vêm da China, sendo 50 mil específicas para profissionais da saúde, que devem chegar no prazo de 15 a 20 dias em Joinville. Estão em cotações mais respiradores de ar, óculos máscaras, aventais e álcool gel.

– A ACIJ atua com três frentes de apoio e, para todas elas, temos recebido participação dos nossos associados e da comunidade. Uma é a aquisição de equipamentos a diversas unidades de saúde, a outra são obras para conclusão emergencial de 53 leitos no Hospital Municipal São José e a terceira é o central de triagem montada na Associação Atlética Tupy – explica o presidente da entidade, João Joaquim Martinelli.

Continua depois da publicidade

Secretário de saúde e empresários visitam construção dos leitos no Hospital São José
Secretário de saúde e empresários visitam construção dos leitos no Hospital São José (Foto: Carlos Junior, ACIJ)

Cada ação está sob a coordenação de um vice-presidente da ACIJ: Fernando Cestari de Rizzo (central de triagem), Marco Antonio Corsini (obras), Adriano Bornschein Silva (compra de materiais) e Marcelo Hack (fabricação de protetores faciais).

De acordo com a Acij, a entidade também atua junto à Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) e a Intelbras (empresa que realizou a importação) na compra de 200 respiradores de ar que estão vindo do exterior para auxiliar na saúde de Santa Catarina.