Chegou a 55% o número de pacientes infectados com a Covid-19 e que são considerados recuperados da doença em Blumenau, de acordo com dados da prefeitura. A Secretaria Municipal de Promoção da Saúde já soma 457 pessoas que foram diagnosticadas com o novo coronavírus, passaram pelo período de isolamento social e não apresentaram novos sintomas.
Continua depois da publicidade
O percentual de recuperados vem aumentando gradativamente em Blumenau nas últimas semanas. Dia 28, por exemplo, sete dias atrás, essa taxa era de 54%. Dia 21 era de 50% e, 21 dias atrás, correspondia a 44%. Exatamente há um mês, em 4 de maio, o índice de curados da Covid-19 era de apenas 35%.
> Quer receber notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do Santa
O governo do Estado aponta 649 casos em Blumenau, porém há testes positivos represados e, por isso, o município contabiliza 829 — 180 a mais. Segundo dados da prefeitura, desse segundo número, 359 têm o quadro de saúde estável, porém testaram positivo para a Covid-19 e estão em repouso nas próprias casas. Eles recebem acompanhamento constante de profissionais de saúde.
Leia também: Coronavírus em Blumenau: mapa interativo mostra número de casos por bairro da cidade
Continua depois da publicidade
Outros nove pacientes estão hospitalizados, sendo três em enfermaria e seis em leitos de unidade de terapia intensiva (UTI) de Blumenau. Esse é o maior número de blumenauenses hospitalizados em UTI desde o início da pandemia, ainda segundo informações do boletim diário da prefeitura. A cidade ainda soma quatro mortes, taxa de letalidade de 0,48%.
No estado, a título de comparação, são 10.034 casos, sendo 6.164 recuperados (61,4%). As 152 mortes representam um índice de letalidade de 1,51%.