Os torcedores que chegaram mais cedo no Costão do Santinho, em Florianópolis, para acompanhar a partida entre João “Feijão” Souza e Borna Coric, suspensa durante a disputa do terceiro set na sexta-feira por causa da chuva, nem tiveram tempo de torcer pelo brasileiro. Em pouco mais de cinco minutos, o croata fechou o terceiro set em 6/1 e fechou a partida em 3 sets a 0, com parciais de 6/4, 7/6 (5) e 6/1.
Continua depois da publicidade
Feijão voltou à quadra a um ponto de fechar o game, porém Coric quebrou o brasileiro e em seguida não teve dificuldades para terminar a partida.
No dia anterior, Feijão fez um segundo set muito duro e teve a oportunidade de vencer e igualar o jogo, no entanto o número dois do Brasil deixou o croata empatar e levar a decisão para o tie break – onde o brasileiro errou mais e acabou perdendo a chance de surpreender o número 33 do mundo.
Com a vitória de Borna Coric, o duelo entre Brasil e Croácia pelos playoffs da Copa Davis está empatado por 1 a 1, já que no primeiro jogo de sexta-feira Thomaz Bellucci derrotou Mate Delic por 3 sets a 1.
Feijão, que saiu do top 100 semana passada e ocupa hoje a 104ª posição no ranking, não vive bom momento e perde sua nona partida consecutiva. Desde o confronto contra a Argentina em fevereiro, o brasileiro acumula apenas quatro vitórias (todas em challengers) em 25 jogos.
Continua depois da publicidade
Coric, 33º e número um croata na ausência de Marin Cilic, vence sua segunda partida de simples em cinco jogos na Davis. Amanhã, ele faz o quarto e decisivo jogo da série contraThomaz Bellucci, 30º e número um do Brasil.
O JOGO
Feijão começou muito bem a partida, diante de um rival de enorme potencial. Com bolas profundas e sempre agressivo em seu serviço e com sua direita, o brasileiro foi confirmando seu saque. Mais regular e muito bem na defesa, Coric também teve bom início.
No sétimo game, Coric deu o bote e conseguiu três chances de quebra, mas Feijão mostrou confiança e personalidade, conseguindo reverter a situação. No nono game, entretanto, o croata voltou a ter break point e aproveitou a chance após erro de direita do brasileiro. Na hora de fechar, o jovem tenista saiu de 15/30 e concretizou a vitória por 6 a 4 em 49 minutos.
No segundo set, o jogo continuou em bom nível. Feijão teve chance de quebra no quarto game, muito bem salva pelo oponente. Na sequência, foi a vez de o croata ter break point. Com mais confiança, ele aproveitou o vacilo do brasileiro e passou à frente na série.
Continua depois da publicidade
A vantagem na parcial não durou muito. Logo no game seguinte, Souza foi agressivo e devolveu a quebra com forehand firme. As oscilações se tornaram frequentes na partida e foi a vez de Coric ter três oportunidades no saque do rival, mas o brasileiro escapou da situação adversa.
Após o game, o croata pediu atendimento médico e a partida ficou alguns minutos paralisada. Na volta, os dois tenistas foram mais firmes nos games de serviço e a definição foi para o tie-break. Na hora da decisão, cada jogador começou com miniquebra. Diante de muita tensão, o placar chegou empatado até o 5 a 5. Nesse momento, o brasileiro cometeu erro com a direita e viu o oponente chegar ao set point.
Na hora de fechar, Coric jogou um ponto espetacular e, após longa troca de bola, sacramentou a vitória na parcial com uma direita fulminante na paralela.
CBT confirma que Florianópolis receberá Brasil e Croácia pela Copa Davis
Brasil é definido com Bellucci, Feijão e Melo/Soares para a Copa Davis
Após confronto histórico de Feijão, Copa Davis deve adotar o tie-break
A derrota no segundo set diminuiu a confiança e o nível de jogo de Feijão. Logo no segundo game, após game enrolado, o brasileiro perdeu o saque com erro bobo de direita. No quinto game, a partida chegou a ser interrompida devido à falta de claridade, mas os jogadores esperaram na quadra para ver se daria para prosseguir. Nesse momento, a chuva forte surpreendeu a todos e interrompeu o confronto quando Coric liderava por 4 a 1, com saque do brasileiro em 40/30.
Continua depois da publicidade
A volta da partida nesse sábado durou menos de dez minutos. Coric virou o game de saque do brasileiro conseguindo a quebra e em seguida sacou firme liquidando o jogo.
* Com informações da agência Lancepress