Dança + Música

A música definiu um pouco a minha abordagem atual de dança. Quando comecei a dançar, ainda nos anos 80, a questão técnica era muito vinculada ao jazz e ao clássico. A partir da adolescência comecei a perceber certa dissociação entre a música que gostava de ouvir e pesquisar (punk rock, pós-punk e electronic body music) e aquela que de alguma forma era relacionada com o trabalho que eu fazia. A partir daí passei a tentar integrar de alguma maneira essas duas coisas para fazer algo que achasse mais coerente. Já criamos o Cena 11 pensando numa dança em função do corpo e isso foi bem relevante para o início da nossa mudança enquanto produção de arte contemporânea.

Continua depois da publicidade

Leia também:

Continua depois da publicidade

Emerson Gasperin: críticas e dicas musicais

MÚSICA MARCANTE

Eu não consigo lembrar uma música, mas tem um disco que acho importante, o The Downward Spiral, do Nine Inch Nails, de 1994, pela condução técnica emocional e pelo modo de compor música eletrônica, que navega com o universo que vem do pós-punk e passa pela bench music e se fortalece nas letras, organizadas como extensão da música. Foi um álbum referência para gente que escuta esse tipo de som. Também foi relevante porque é da época em que eu estava começando a dirigir o Cena 11. Nine Inch foi parte de algumas trilhas dos trabalhos iniciais.

SHOW IMPERDÍVEL

Um show a que assisti e gostei muito foi o do The Kills, na Melkweg, uma casa de espetáculos, em Amsterdã. Só os dois. Foi uma coisa muito simples e muito potente.

Não pode faltar

:: PARA ENSINAR A DANÇAR

Dexter, Ricardo Villalobos

:: PARA OUVIR QUANDO SE ESTÁ MUITO TRISTE

Álbum The Boatman’s Call, Nick Cave

:: PARA SARCASMO POLÍTICO SEM CONCESSÕES

Happy Go Sucky Fucky, de Die Antwoord

:: PARA SE ACABAR DE DANÇAR

When Doves Cry, Prince

PARA ASSISTIR

Eu assisti no Japão ao Ryoji Ikeda, que é no fundo uma performance audiovisual – mas seria reducionista falar isso. É incrível! Ele como artista visual e artista de música de alguma forma propõe uma experiência multissensorial e converte som em um objeto.

Continua depois da publicidade