Para apoiar os profissionais de Enfermagem e defendê-los contra atitudes de discriminação e hostilidade, o Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina (Coren/SC) lançou a campanha "Quem cuida merece cuidado e não é um risco para os outros!”.
Continua depois da publicidade
A ação tem objetivo de chamar a atenção da sociedade sobre a importância dos profissionais de Enfermagem que atuam no enfrentamento à Covid-19 e para mostrar que eles são seres humanos, profissionais e, portanto, possuem as mesmas necessidades que a maioria das pessoas. Isto é, vão em supermercados, salão de beleza, comércio e mesmo em outros serviços de saúde, como dentista, fisioterapia, médico, entre outros.
Em nota, o Coren/SC afirma ter recebido algumas denúncias de ocorrências de discriminação escancarada contra os profissionais de Enfermagem, que não podem ser atendidos em alguns estabelecimentos com medo da transmissão do novo coronavírus. "Eles atuam como todos os outros profissionais, cuidam e se cuidam antes de ir pra casa, por isso não merecem este tipo de tratamento."
A entidade convida profissionais de Enfermagem ou amigos e familiares a postarem fotos nas redes sociais com a hashtag #respeitonaveia #nãodiscrimine e colaborar com a campanha. Todos estão trabalhando para evitar a propagação da Covid-19 e superar o desafio mundial desta pandemia.
A foto que simboliza a campanha é de um casal de enfermeiros da Secretaria de Saúde de Florianópolis, Leila Beatriz Brandes de Azevedo Ferreira e Jadson Jovaert Mota Kreis. Eles estão na linha de frente, cuidam um do outro e da população.
