Representantes das duas Coreias se reuniram nesta quarta-feira para discutir quantos atletas participarão dos próximos Jogos Olímpicos de inverno na Coreia do Sul.

Continua depois da publicidade

Três representantes de cada país participam da reunião de trabalho em Panmunjom – povoado na fronteira onde foi firmado o cessar-fogo da guerra da Coreia (1950-1953) – sobre o número de atletas e outros assuntos de logística.

Seul propõe uma equipe comum feminina de hockey sobre o gelo e apresentação conjunta nas cerimônias de abertura e encerramento.

As conclusões do encontro farão parte da ordem do dia na reunião de representantes das duas Coreias com o Comitê Olímpico Internacional (COI), no próximo sábado, em Lausanne (Suíça). O COI deverá aprovar a participação dos atletas norte-coreanos que não obtiveram índice ou que não se inscreveram no prazo.

Continua depois da publicidade

“Negociaremos sob o espírito do mútuo respeito (…) para melhorar as relações na fronteira e estabelecer a paz na península”, declarou o negociador sul-coreano Chun Hae-Sung.

Na semana passada, Pyongyang aceitou enviar uma delegação de atletas, dirigentes e artistas aos Jogos, que começam no dia 9 de fevereiro, na sul-coreana Pyeongchang.

* AFP