O improvável aconteceu. Precisando da combinação de resultados, a Coreia do Sul saiu atrás do marcador diante de Portugal, mas virou o jogo para 2 a 1, com direito a gol nos acréscimos, secou o Uruguai e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo do Catar. Ricardo Horta marcou para os portugueses, enquanto Kim Young-Gwon empatou e Hwang Hee-Chan garantiu a vitória.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Nas contas, os coreanos precisavam vencer e torcer para que a Celeste não fizesse três gols a mais, por conta do critério de desempate. E a “secação” deu certo, e com emoção até o último minuto. O Uruguai bateu a Gana, mas por apenas 2 a 0, e empatou no número de pontos com a Coreia. Com isso, os sul-americanos acabaram na terceira colocação por conta dos gols marcados na primeira fase do mundial: foram dois contra quatro da Coreia. 

Seleção da Coreia do Sul acompanhando os acréscimos de Gana x Uruguai pelo celular no gramado do estádio. (Photo by Kirill KUDRYAVTSEV / AFP)

Torcida pelo celular

Como dependia do resultado paralelo, a Coreia do Sul venceu Portugal, mas teve que aguardar o final da partida entre Gana e Uruguai. No apito final, os jogadores e a comissão técnica da Coreia se reuniram e acompanharam os acréscimos do outro jogo pelo celulares, no gramado do estádio Cidade da Educação.

Ao final da primeira fase do Grupo H, Portugal avançou em primeiro e Coreia do Sul em segundo. Agora, aguardam a decisão do Grupo G, do Brasil, para saberem seus adversário. Já classificada, a seleção brasileira precisa de apenas um empate para garantir a liderança do grupo, sem depender de outros resultados. Camarões, que enfrenta o Brasil, e Sérvia e Suíça, que se enfrentam, disputam a segunda vaga para as oitavas.

Continua depois da publicidade

Leia mais

Superstição e homenagem a Nossa Senhora Aparecida: entenda como surgiu a camisa azul do Brasil

Seleção que elimina o Brasil na Copa anterior cai na primeira fase pela quarta vez