Ativistas da Coreia do Sul enviaram balões com dinheiro, pen drives com k-pop e panfletos com propaganda contra o líder norte-coreano, Kim Jong-un, para a Coreia do Norte nesta quinta-feira (6). A ação é uma forma de retaliação após o envio de balões com lixo e fezes por parte do país vizinho. As informações são do g1.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Nas últimas semanas, imagens de cerca de 3,5 mil balões enviados pela Coreia do Norte para o Sul com lixo e fezes viralizaram nas redes sociais. No fim do mês de maio, o governo do país disse que a ação já era uma resposta ao envio de balões de ativistas sul-coreanos.
Nesta quinta, junto com os balões, foram enviados 200 mil panfletos com críticas ao regime de Kim Jong-un, 5 mil pen-drives com vídeos de k-pop e dramaturgia sul-coreana, e 2 mil notas de US$ 1.
Um dos balões tinha uma foto de Kim Jong-un com a irmã com a mensagem: “O inimigo do povo Kim Jong-un enviou sujeira e lixo para o povo da República da Coreia (do Sul). Mas nós, desertores, enviamos verdade e amor aos nossos compatriotas norte-coreanos”.
Continua depois da publicidade
O governo da Coreia do Sul desencoraja ações como essa, dizendo que elas não contribuem para a paz. Em 2021, uma lei que proíbe a prática foi aprovada, mas posteriormente foi derrubada pela Suprema Corte sob o argumento da liberdade de expressão.
A troca de balões entre países reforçou tensões entre as Coreias, em uma nova crise que fez com que a Coreia do Sul suspendesse um acordo de 2018 para reduzir as tensões com a Coreia do Norte. Dessa forma, atividades militares na fronteira foram retomadas.
Leia também
Duas mulheres são atingidas por trens ao tirar selfie; uma morreu
Primeira morte pela variante H5N2 da gripe aviária é confirmada