A Coreia do Norte afirmou que lançou um míssil balístico intercontinental (ICBM) Hwasong-18 na segunda-feira (18) como um exercício militar para confirmar a prontidão para a guerra e sua força de dissuasão nuclear contra os Estados Unidos. As informações são do g1.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Segundo a agência de notícias estatal KCNA, o projétil atingiu a altitude de 6.518 km, voando 1.002 km e atingindo com precisão o alvo pretendido. O projétil seguiu uma trajetória acentuada, caindo no mar a oeste de Hokkaido, a principal ilha japonesa. Segundo a Coreia do Sul e o Japão, o míssil tem capacidade de atingir qualquer lugar dos EUA.

Kim Jong Un acompanhou o lançamento e afirmou que o teste é “um sinal claro às forças hostis, que alimentaram a sua imprudente histeria de confronto militar” contra a Coreia do Norte ao longo do ano. O lançamento do míssil ocorreu após os norte-coreanos condenarem os EUA por instalarem um porta-aviões e um submarino com propulsão nuclear na Coreia do Sul, como uma demonstração de força militar.

Horas depois, os Estados Unidos, Japão e Coreia do Sul , afirmaram que ativaram totalmente um sistema para detectar e avaliar os lançamentos de mísseis da Coreia do Norte em tempo real e conduzir mais exercícios militares entre os três países.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Andréa da Luz

Leia também

“Estou em choque”, diz brasileira após vulcão entrar em erupção na Islândia

Como empresário de SC foi incluído em livro de pessoas influentes nos EUA