O governo da Coreia do Norte confirmou ter realizado mais um teste nuclear em seu território nesta terça-feira. As suspeitas surgiram após a vizinha Coreia do Sul verificar atividade sísmica na região onde fica localizada a planta nuclear norte-coreana.
Continua depois da publicidade
Segundo o serviço meteorológico do Japão, o tremor de magnitude 4,9 graus foi registrado às 11h59min (horário local), a um quilômetro de profundidade, no nordeste da Coreia do Norte.
Segundo a agência oficial do governo de Pyongyang, o teste foi realizado de maneira “segura e ideal, utilizando um dispositivo mais leve com grande força explosiva”. Conforme a KCNA, a atividade não produziu impacto negativo no ambiente que circunda o local.
– É um desafio direto à comunidade internacional e uma imperdoável ameaça à paz e à estabilidade da península coreana e do nordeste asiático – classificou o porta-voz do serviço de segurança nacional da Coreia do Sul, Chun Yung-woo.
Continua depois da publicidade
A potência do teste nuclear teria chegado a cerca de sete quilotons, de acordo com as autoridades sul-coreanas, e seria mais forte do que outras duas simulações já feitas pela Coreia do Norte. Estados Unidos e China anunciaram que irão investigar o evento sísmico, bem como Rússia e Japão condenaram a atitude do governo da Coreia do Norte.
A reação negativa partiu também da Organização das Nações Unidas (ONU). Em comunicado, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que o método é “uma grave violação” às resoluções do Conselho de Segurança.