Um novo tom de violeta será a cor de 2022: a cor inédita se chama Very Peri, conforme anunciou a Pantone nesta quarta-feira (8). No anúncio oficial da empresa, a cor é descrita como uma combinação entre “um violeta avermelhado e um azul dinâmico”.
Continua depois da publicidade
> Saiba como receber notícias do NSC Total no WhatsApp
A Pantone é uma empresa norte-americana de consultoria de cores. Todo ano, desde 2000, a marca anuncia tons que devem ser tendência no que diz respeito a design, moda e cultura de forma geral. Para selecionar a cor de cada ano, a Pantone analisa tendências em doze áreas: política, esportes, tecnologia, arte, moda, joalheria, economia, viagem, design, automóveis, cinema e entretenimento.
> 2021 em cores: o amarelo do sol e o cinza da estabilidade
Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute, descreveu o PANTONE 17-3938 Very Peri como “o mais feliz e o mais quente de todos os tons de azul, com uma presença alegre e dinâmica.” A empresa declarou ter optado por desenvolver um tom inédito porque vivemos uma “época sem precedentes”, que “exige a introdução de uma cor completamente nova.”
Continua depois da publicidade

Ainda de acordo com o anúncio da Pantone, a Very Peri, por ser uma cor entre o violeta e o azul, também reflete de outras formas os tempos que estamos vivendo – um período de transição entre o isolamento e a reabertura; entre os mundos físico e virtual: “Com novas tendências no mundo dos games, a popularidade crescente do metaverso e a ascensão das formas digitais de arte, a Very Peri ilustra como as tendências de cores do mundo digital estão sendo manifestadas no mundo físico, e vice-versa.”
Em 2021, a Pantone optou por duas cores: o cinza e o amarelo – mais especificamente, o Ultimate Gray e o Illuminating. Em 2020, o tom escolhido foi o Classic Blue.
Leia também:
> Freddie Mercury: saiba quais músicas do artista são as mais tocadas no Brasil
> Mauro Borghezan: “O jazz mostrou que é bem quisto em Florianópolis”
> Banda de Florianópolis lança trilogia de canções criadas na pandemia