O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a estratégia de cortes mais pronunciados no juro básico da economia brasileira e efetuou uma redução de 1,5 ponto percentual na taxa Selic, nesta quarta-feira. É o maior corte de juro desde de novembro de 2003.
Continua depois da publicidade
Com isso, o juro definido pela autoridade monetária, que serve de referência para o mercado financeiro, recuou de 12,75% para 11,25% ao ano e retornou ao patamar registrado entre setembro de 2007 e abril do ano passado – o menor nível da história.
Confira gráfico:

Na reunião anterior do Copom, em janeiro, o corte na Selic foi de 1 ponto porcentual. Na última pesquisa Focus, divulgada na segunda-feira, o mercado previa corte da Selic para 11,75% ao ano nesta reunião e para 10,25% até o fim de 2009.
A pesquisa, contudo, foi realizada antes que o mercado financeiro tomasse conhecimento do Produto Interno Bruto (PIB) do quarto trimestre de 2008, divulgado ontem pelo IBGE. O PIB encolheu 3,6% em relação ao terceiro trimestre, a maior queda da série, iniciada em 1996.
Continua depois da publicidade
Veja como ficam os juros:

Empresários, economistas e sindicalistas defendiam um corte mais intenso na Selic, de até dois pontos porcentuais, como medida para combater o agravamento dos efeitos da crise internacional na economia brasileira.
O Copom volta a se reunir nos dias 28 e 29 de abril.
Com informações do site G1 e da AE.