O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central reduziu nesta quarta-feira a taxa Selic de 12% para 11,5% ao ano. Segundo o Banco Central, a baixa dá “seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias”.
Continua depois da publicidade
Esta é a segunda queda consecutiva do juro básico da economia. Com a decisão, a instituição acelerou o ritmo de queda da Selic iniciado em agosto, quando a taxa havia sido reduzida em 0,50 ponto porcentual.
A decisão do Copom foi unânime e sem viés (não está sujeita à revisão até a próxima reunião):
– O Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012.
Continua depois da publicidade
Foi a sétima reunião do Copom neste ano. Nas cinco primeiras, a taxa Selic acumulou altas de 1,75 ponto percentual (saiu de 10,75% em dezembro de 2010 para 12,5% em julho deste ano) e, nas duas últimas reuniões, os diretores do BC optaram pela redução na taxa como forma de reduzir os efeitos da estagnação das economias desenvolvidas no mercado doméstico.
A próxima reunião do Copom está marcada para os dias 29 e 30 de novembro. A ata da reunião de hoje será divulgada pelo BC na quinta-feira da próxima semana, dia 27 de outubro.