A Copinha não vai ter o Figueirense nesta edição, após 20 edições seguidas. Desde 2000 até o ano passado o Figueira marcava presença na Copa São Paulo de futebol júnior de forma consecutiva. Porém, com desempenho ruim no Catarinense sub-20 de 2019, não vai estar na maior competição de base do Brasil.

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, a Federação Paulista de Futebol (FPF), organizadora da Copinha, estabeleceu como critério de participação a posição dos times de nos estaduais de juniores. Reflexo da crise financeira no clube durante 2019, o Figueirense terminou o Catarinense sub-20 na sexta posição, eliminado para o Criciúma nas quartas.

A FPF deu vaga para quatro equipes, os semifinalistas em Santa Catarina foram Avaí (campeão), Chapecoense (vice), Criciúma e Joinville. Desde 2000 o Figueirense sempre participou da competição.

Por sinal, o Alvinegro é o time de Santa Catarina com maior número de participações na Copa São Paulo de futebol júnior. São 23 edições. Ainda, o Figueira é o primeiro time de SC a disputar a Copinha, em 1974 – desde 1971 foi aberta para clubes de fora do estado de São Paulo. O Figueirense é o único time catarinense a ser campeão da Copa SP, em 2008.

Mais notícias e opiniões sobre o Figueirense no NSC Total

Continua depois da publicidade