A penúltima etapa do campeonato Sudeste da Copa Troller 2012, realizada neste sábado, em Joinville, reuniu 92 amantes do Troller T4 para o desafio de percorrer quase 80 quilômetros na região, boa parte sob chuva, passando por terrenos acidentados, leito de rios e muita lama.

Continua depois da publicidade

Esta é a terceira passagem da competição por Joinville desde o início da Copa, há 10 anos. Cerca de 70% dos competidores vieram de diferentes cidades de Santa Catarina e os demais de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Nas categorias de competição, os vencedores foram de Blumenau, Rio Negrinho e Bragança Paulista (SP).

A última etapa será realizada em dezembro, na cidade de Guaratinguetá (SP).

Competições off-road atraem desde pilotos experientes a donos apaixonados por seus carros e pelo automobilismo. A maioria empresários, como é o caso de Waldemiro Armindo Veiga, dono de uma mineradora em Araquari. Veiga percorre trilhas há três décadas.

Continua depois da publicidade

– Gosto de brigar pelo troféu -, afirma, cheio de energia, o empresário de 79 anos.

Quem pensa que pilotar um veículo 4 x 4 é coisa para homens engana-se. A presença feminina, ainda que seja minoria, faz parte da paisagem das competições off-road. Na penúltima etapa do campeonato Sudeste da Copa Troller 2012, Sandra Regina de Andrade, 54, pilotou seu jipe por mais de 60 quilômetros, parte do trajeto sob chuva, acompanhada da navegadora, também piloto, Patrícia Pacheco Bertozzi, 39.

A sintonia entre as duas paulistanas foi total embora competissem juntas pela primeira vez. Profissional do ramo de engenharia de transportes, Patrícia tomou o gosto pelo automobilismo ainda na infância.

– Meu pai sempre gostou de carro e assim que pude comprei o meu jipe -, afirma. Administradora de imóveis, Sandra tem paixão por carros desde a adolescência, mas somente 10 anos atrás, teve a oportunidade de entrar em um 4×4.

Continua depois da publicidade

Um grande amigo a introduziu no mundo das trilhas e emprestou seu veículo até que ela tivesse condições de adquirir seu próprio carro. Foi um marco em sua vida. Sandra terminou a corrida deste sábado com dores nos ombros mas não se queixa.

– É um prêmio largar tudo e sentir o prazer de pilotar.

Vencedores

Categoria Master

1º lugar: Flávio Roberto Kath e Rafain Walendowsky

Pontuação: 53 pontos ganhos

Local: Blumenau (SC)

Categoria Graduados

1º lugar: Marnef Alexandre Floriani e Cristian Mueller

Pontuação: 54 pontos ganhos

Local: Rio Negrinho (SC)

Categoria Turismo

1º lugar: Rogério Garde Habib e Fred Macedo

Pontuação: 52 pontos ganhos

Local: Bragança Paulista (SP)

Categoria Expedition

1º lugar: Valdemar Flávio Sanfins e Jurandir do Amaral Neto

Pontuação: 1.400 pontos perdidos

Local: Bragança Paulista