A perspectiva para o turismo em Santa Catarina é de que este seja um bom ano. É o que defende Vinicius Lages, ministro do Turismo empossado há três dias, no 20º Workshop & Trade Show CVC, em São Paulo, a primeira atividade oficial em público após assumir a pasta.
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Para Lages, o fato de o Estado estar entre duas cidades-sede da Copa – Porto Alegre e Curitiba – deve impulsionar o turismo na região.
– Santa Catarina é um destino consolidado, tem atrativos, independentemente de ter construído arena ou ter tido investimentos em infraestrutura.
Vinícius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo, complementa que a taxa de câmbio vai favorecer as viagens internas. Mas ainda há um longo caminho a percorrer. Lummertz lembra que, no Brasil, o turismo corresponde a 3,7% do PIB, enquanto que a média mundial é de 9%.
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O ministro Lages defende que são necessários investimentos e colocar o turismo na agenda de competitividade para que o país chegue a essa média. Ele cita que diversos investimentos estão sendo feitos, principalmente no turismo de negócios. Segundo Lummertz, são R$ 700 milhões em centros de eventos no Estado, sendo R$ 55 milhões em Balneário Camboriú. No Brasil foram injetados R$ 9,9 bilhões para obras atualmente em execução.
Durante o evento, a operadora de turismo CVC aproveitou para divulgar os resultados do primeiro bimestre de 2014, em que a empresa registrou um crescimento de 26,3% nas vendas, comparado ao mesmo período de 2013. O resultado, segundo a empresa, é o melhor da história da companhia, que completa 42 anos. Se analisado somente o mês de fevereiro, o crescimento foi ainda maior, 35,5%, totalizando R$ 339,71 milhões em reservas confirmadas.
Uma das surpresas foi Balneário Camboriú, que está na lista dos 10 destinos mais vendidos pela operadora entre janeiro e fevereiro deste ano. Serguey Romeiro Junior, diretor de Produtos da CVC, afirma que a cidade não costuma figurar entre os destinos mais procurados. Para ele, maior número de leitos e competividade dos preços contribuíram para o bom resultado. Florianópolis ficou entre os 20 mais vendidos, e as primeiras colocações centram-se em cidades do Nordeste.
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Luiz Eduardo Falco, presidente da CVC, afirma que a expectativa da empresa é crescer 14% neste ano. Em 2013, as vendas da companhia cresceram 13,5% em relação a 2012.
Para alcançar a meta, além de investir em novos pacotes, principalmente para o Nordeste, e lançar um cartão co-branded, que permite ao consumidor acumular pontos para trocar por viagens, a empresa aposta no financiamento, que responde por 80% das vendas da CVC.
A repórter Karine Wenzel viajou para São Paulo a convite da operadora CVC