Com a desistência de Hercílio Luz e Metropolitano, a Copa Santa Catarina terá um novo regulamento na edição que começa no início de setembro e dará uma vaga ao campeão na Copa do Brasil de 2020. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) e os oito clubes restantes definiram o modelo nesta terça-feira.
Continua depois da publicidade
Os times confirmados na competição são: Almirante Barroso, Avaí, Brusque, Figueirense, Fluminense (Joinville), Joinville, Marcílio Dias e Tubarão. Eles vão se enfrentar em turno e returno, com os quatro primeiros garantindo vaga nas semifinais. Na fase seguinte, o primeiro colocado enfrentará o quarto, enquanto no outro confronto o segundo e terceiro colocados jogam entre si. Os vencedores disputam a final em dois jogos.
O formato teve de mudar porque o regulamento inicial previa um turno único entre os dez times, com os oito primeiros indo para as quartas de final. Com a desistência de Hercílio Luz e Metropolitano, não haveria como manter a mesma fórmula. Os dois times haviam participado do conselho técnico da Copa Santa Catarina em junho, mas nos últimos dias decidiram abrir mão da competição por questões financeiras.
No caso do clube blumenauense, a diretoria tentou reverter o cenário. No entanto, houve a negativa de um patrocinador que bancaria metade dos R$ 300 mil previstos para a disputa do campeonato. O presidente Valdair Matias afirmou que os esforços da diretoria agora se voltam para tentar fechar o acordo com o grupo que pretende assumir o clube.
Já o time de Tubarão publicou nota nas redes sociais afirmando que o conselho deliberativo realizou uma profunda análise sobre os prós e contras da competição para a saúde financeira do clube. Diante disso, o Hercílio Luz decidiu concentrar os esforços até o final da temporada para a construção do novo estádio.
Continua depois da publicidade
A Federação Catarinense de Futebol deve publicar ainda nesta semana a tabela detalhada da competição, com todos os confrontos da primeira fase.