A Copa Santa Catarina de tênis começa nesta sexta-feira em itajaí. A competição reúne 530 atletas de 16 países e será disputada no Itamirim Clube de Campo até o dia 6 de outubro. Na 11ª edição, este é um dos maiores competições mundiais para tenistas entre 8 até os 18 anos.
Continua depois da publicidade
A competição bateu recorde de inscrições em sua história. Além de jogadores do Brasil, há competidores de Colômbia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Estados Unidos, Índia, Japão, República Tcheca, Bélgica, Irlanda e Peru.
O torneio é um dos mais tradicionais do país e responsável por revelar talentos, entre eles o mineiro João Menezes que está perto do top 200 mundial no profissional e ouro no Pan 2019, em Lima, no Peru. Outro grande nome que passou pela Copa Santa Catarina foi Thiago Monteiro, que hoje lidera o ranking brasileiro com presença constante no top 100 do ranking mundial.
O primeiro dia de evento terá 28 jogos das categorias 12 anos e tennis kids (10 e 9 anos) com pontos para o ranking da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). A partir do sábado será dada a largada ao torneio mundial até 18 anos, com presença de atletas de 16 países com as disputas do qualificatório.
Também serão jogados os qualies dos torneios de 16 e 14 anos com pontuação para o ranking Sul-Americano do Cosat. A partir de segunda-feira, dia 30, começa a chave principal do torneio mundial e das categorias sul-americanas com finais no domingo, dia 6 de outubro.
Continua depois da publicidade