O segundo esporte mais popular do planeta começa a definir nesta sexta-feira o seu novo campeão. Na Inglaterra, berço da modalidade, ocorre a Copa do Mundo de rúgbi – o terceiro evento esportivo mais visto do mundo, atrás apenas da Copa do Mundo de futebol e dos Jogos Olímpicos de verão. São 20 seleções que disputam o título entre 18 de setembro e 31 de outubro. Os favoritos são Nova Zelândia (atual campeã), Inglaterra e África do Sul. Austrália e França também são forças da competição. O torneio terá transmissão da ESPN para o Brasil. A partida de abertura será entre Inglaterra e Fiji.

Continua depois da publicidade

Leia mais sobre rúgbi

Os participantes

O sistema de classificação garantiu 12 dos 20 países de forma automática _ os três melhores de cada um dos quatro grupos da Copa do Mundo de 2011, na Nova Zelândia. As oito vagas restantes foram disputadas em eliminatórias continentais – e uma repescagem intercontinental. A única novidade em relação ao Mundial passado é o Uruguai, que tirou a Rússia, além de Zimbábue e Hong Kong na qualificação complementar. A seleção brasileira foi eliminada ao ficar em último na chave da eliminatória sul-americana que tinha Uruguai e Chile.

Continua depois da publicidade

Parceria entre Inglaterra e Brasil leva o rúgbi a crianças de Santa Maria

Grupo A: Austrália, Inglaterra, País de Gales, Fiji e Uruguai

Grupo B: África do Sul, Samoa, Escócia, Japão e Estados Unidos

Grupo C: Nova Zelândia, Argentina, Tonga, Geórgia e Namíbia

Grupo D: França, Irlanda, Itália, Canadá e Romênia

A sede

Construído prioritariamente para receber jogos de rúgbi e com capacidade para 82 mil torcedores, o Twickenham Stadium, em Londres, será a principal sede do torneio _ receberá a abertura e a decisão. São outros 12 estádios aptos a receber os jogos _ incluindo um em Cardiff, no País de Gales: Wembley (Londres), Millennium Stadiunm (Cardiff), Manchester City Stadium (Manchester), Estádio Olímpico (Londres), St. James’ Park (Newcastle), Elland Road (Leeds), Kingsholm Stadium (Gloucester), Sandy Park (Exeter), Stadium mk (Milton Keynes), Falmer Stadium (Brighton), Villa Park (Birmingham) e Leicester City Stadium (Leicester)

Ex-jogadora do Juventude sonha com vaga olímpica no rúgbi feminino

O formato

As 20 seleções são divididas em quatro grupos de cinco. Todos jogam contra todos dentro do grupo em turno único e os dois melhores colocados avançam às quartas de final. Além deles, o terceiro colocado de cada grupo _ que estará eliminado _ já garante vaga para o Mundial de 2019. Quartas, semi, disputa de terceiro lugar e final são disputados em mata-mata com jogos únicos.

Pontuação

Na primeira fase, além da pontuação normal por vitórias e empates, há pontos extras distribuídos para aumentar a emoção das partidas.

Continua depois da publicidade

Vitória – 4 pontos

Empate – 2 pontos

Derrota – 0 ponto

Marcar pelo menos quatro tries na partida – 1 ponto extra

Perder por sete ou menos pontos de diferença – 1 ponto extra

Campeões

1987 – Nova Zelândia

1991 – Austrália

1995 – África do Sul

1999 – Austrália

2003 – Inglaterra

2007 – África do Sul

2011 – Nova Zelândia

*ZHESPORTES