A Copa do Brasil começa nesta quarta-feira com 64 participantes brigando pelo título e o direito de disputar a Libertadores de 2010. Times que, em alguns casos, terminaram 2008 em alta, se reforçaram para a temporada 2009.

Continua depois da publicidade

O Corinthians foi campeão da Série B com recorde de aproveitamento e fez muitas contratações – Túlio, Jorge Henrique, Souza e Escudero, além do atacante Ronaldo. O Inter ganhou a Copa Sul-Americana, até então inédita para os brasileiros, e manteve seu elenco estelar, com Alex, Nilmar e D’Alessandro na frente, além de contratar o lateral-esquerdo Kleber, da Seleção. O time gaúcho faz sua estreia às 21h50min (de Brasília) contra o União-MT, em Rondonópolis.

Estão presentes também times que engrenaram nos meses finais do Brasileirão. É o caso do Goiás, que por algumas rodadas teve o melhor aproveitamento do segundo turno. Santos e Fluminense se livraram do rebaixamento e acertaram com vários reforços na tentativa de ter um 2009 diferente. Outro forte candidato é o Flamengo, embora tenha decepcionado a torcida ao ficar fora da Libertadores.

Além de contar com grandes reforçados, a Copa do Brasil tem poucos marinheiros de primeira viagem. Depois de seis anos em que os estreantes passavam de uma dezena, a edição de 2009 traz oito times novatos: Águia-PA, Guaratinguetá-SP, Holanda-AM, Itumbiara-GO, Ivinhema-MS, Misto-MS, Sorocaba-SP e Tocantins-TO. O J.Malucelli-PR faz a sua estreia com este nome, mas já jogou como Malutron, em 2001.

Este é o menor número desde que a competição passou a ser disputada por 64 equipes, em 1999, igualando-se a outras três edições (1999, 2000 e 2002). Em 2004, por exemplo, foram 18 estreantes. As informações são do site Globoesporte.com.

Continua depois da publicidade

Confira a tabela da Copa do Brasil: