Começou, nesta terça, e prossegue até o domingo, dia 11, em Cuiabá, Mato Grosso, a Copa Brasil 2005 de Futebol para Cegos, séries A e B. As principais equipes do país disputam o evento, que reúne 169 atletas e muitos destaques da seleção brasileira campeã dos Jogos Paraolímpicos de Atenas/04 e da Copa América 2005. A competição, que fecha o calendário na modalidade, é uma realização da Associação Brasileira de Desportos para Cegos (ABDC) e Associação Moto-Grossense de Cegos (AMC).
Continua depois da publicidade
A Copa Brasil 2005 reúne, ao todo, 18 equipes, sendo 12 na Série A e seis na B. Participam da Série A entidades de 11 estados: Adevibel, de Minas Gerais; Adevipar, Paraná; ADVMS, Mato Grosso do Sul; AMC, Mato Grosso; Apace e Apadevi, ambas da Paraíba; CAP, da Bahia; Cesec, São Paulo; LDVAC, do Acre e Unicep, do Espírito Santo. Já na série B, são entidades de seis estados: CCLBC, de São Paulo; Cedemac, Maranhão; ADVC, do Rio de Janeiro; ADVAM, Amazonas; Adeveg, Goiás e Ascepa, do Pará.
Entre os destaques estão: João Batista da Silva (Adevibel), Andreonni Fabrizius Farias do Rego (Apace), Damião R. S. Ramos (Apace), Marcos A José Felipe (Apace), Severino Gabriel da Silva (Apace), Fábio de Vasconcelos (CEIBC), Anderson Dias da Fonseca (CEIBC), Sandro Laina Soares (CEIBC), Ivan Freitas (Cesec), Mizael de Oliveira (Cesec) e Nilson Pereira (Adevipar).