Após oito anos de hiato, Florianópolis e Copa Davis se reencontram no Costão do Santinho. A capital catarinense vai receber a “Copa do Mundo do Tênis” pela sétima vez na história, a quinta edição no resort na Praia do Santinho.
Continua depois da publicidade
Brasil e China se enfrentam pela primeira vez na Copa Davis pela repescagem do Grupo Mundial I, na primeira semana de fevereiro. Quem perder irá disputar o Grupo Mundial II – o segundo escalão do torneio.
O anúncio que Florianópolis receberia novamente uma etapa da Copa Davis foi feito com exclusividade no Bom Dia Santa Catarina desta terça-feira (19).
Receba notícias de Florianópolis e região
O confronto entre Brasil e China inicialmente seria no país asiático. Porém, devido as fortes restrições e controle da nova onda de Covid-19, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) entrou com uma apelação para reverter o mando de quadra. Após uma votação na Federação Internacional de Tênis, o recurso foi concedido.
Continua depois da publicidade
A escolha por Florianópolis foi feita pelo histórico tenista brasileiro Jaime Oncins, que atualmente é capitão do Brasil. Ele optou pela capital catarinense, e pelo Costão do Santinho, porque o local tem as condições mais favoráveis para os atletas: uma ótima quadra de saibro, que é aberta e ao nível do mar.
— O Costão tem uma história de mais de duas décadas com a Copa Davis. Oferecer uma competição esportiva na alta temporada também é um atrativo a mais para os turistas e moradores de Florianópolis. A Copa do Mundo acabou de finalizar e, 45 dias depois, terá a Copa do Mundo do Tênis com uma oportunidade de torcer pela vitória do país novamente. Estamos muito felizes em sediar esse evento — comentou Rafael Westrupp, presidente da CBT, para a reportagem.

Florianópolis já recebeu etapas da Copa Davis em seis ocasiões:
- 1997 – Brasil 5 x 0 Nova Zelândia – Qualificatória do Grupo Mundial – Costão do Santinho
- 1998 – Brasil 3 x 0 Romênia – Qualificatória do Grupo Mundial – Costão do Santinho
- 2000 – Brasil 4 x 1 França – 1ª rodada do Grupo Mundial – Universidade Federal de Santa Catarina
- 2001 – Brasil 1 x 3 Austrália – Quartas de final do Grupo Mundial – Federação Catarinense de Tênis
- 2007 – Brasil 3 x 1 Canadá – Repescagem do Grupo Mundial – Costão do Santinho
- 2015 – Brasil 1 x 3 Croácia – Repescagem do Grupo Mundial – Costão do Santinho
Continua depois da publicidade
Leia também
Contagem regressiva: quando e onde será a próxima Copa do Mundo?
Foto de Messi com taça da Copa se torna a segunda mais curtida da história de rede social