Enquanto os principais atletas do momento do tênis nacional estarão dentro da quadra, ao redor a próxima geração do esporte estará de olho em cada lance da Copa Davis. Nesta sexta-feira (13) e sábado (14), Criciúma sedia o confronto entre Brasil e Barbados, no saibro da Sociedade Recreativa Mampituba. Os jovens tenistas do clube irão trabalhar como boleiros e verão de perto a elite brasileira da modalidade.

Continua depois da publicidade

Entre eles estará Marcelo Melo, quinto no ranking mundial na categoria dupla. Ele vai jogar ao lado de Bruno Soares, número 22 nesta lista. Os dois brasileiros melhores colocados pela Association of Tennis Professionals (ATP). A dupla foi chamada pelo capitão Jaime Oncins, que faz sua primeira convocação desde que assumiu o Time Brasil, em março deste ano. É a chance do público ver de perto grandes nomes do tênis nacional. E uma experiência única para os aspirantes.

Acompanhe informações das partidas:

Entre eles está Arthur Casagrande Bosquetto, 19 anos, nove deles envolvido com o tênis. O começo foi um projeto da fundação de esportes de Criciúma. Com destaque, entrou à equipe de rendimento do Mampituba, clube que recebe o confronto da Copa Davis. Hoje, paralelamente, Arthur está na quarta fase de Educação Física e trabalha com o projeto social onde deu as primeiras rebatidas. Nos jogos da Davis, vai assistir de um lugar especial.

— Vou trabalhar como boleiro. Então vou ver de perto, no melhor lugar para assistir, que é dentro da quadra. A visão é, com certeza, privilegiada — brincou o atleta.

Continua depois da publicidade

São 75 crianças e adolescentes que treinam no clube, via projeto social, escolhias ou grupo de rendimento, com mais da metade do total. O Mampituba iniciou o programa de formação de atletas há três anos. Passam pelas mãos do treinador Rodrigo Canuto, que nos últimos dias compartilhou com eles a ansiedade pelas partidas da Copa Davis.

— Os alunos, a cidade, estão empolgados para ver os melhores brasileiros da atualidade. Pra eles, ver o Pedro (Boscardin) ali em quadra também durante os treinamentos foi inspirador, pois muitos já cruzaram por ele nas competições — comentou Canuto.

Boscardin, de 16 anos e Joinville, foi chamado para treinar com os atletas que vão defender o Brasil, junto de Felipe Meligeni Alves, 21 anos, A equipe brasileira tem ainda Thiago Monteiro, principal brasileiro no ranking de simples, João Menezes, número 194 na ATP, que vão jogar as partidas de simples. Thiago Wild, 330º na lista, fica na suplência.

Quadra de saibro preparada para os jogos a partir desta sexta, em Criciúma
Quadra de saibro preparada para os jogos a partir desta sexta, em Criciúma (Foto: Guilherme Hahn/Especial)

A equipe de Barbados conta com a batuta do capitão Damien Applewhaite, Ele convocou Darian King, principal jogador do país, e Haydn Lewis, atleta com 50 convocações para a Copa Davis. Xavier Lawrence, jovem formado no circuito universitário norte-americano, é o tenista reserva.

Continua depois da publicidade

O confronto entre Brasil e Barbados, pelo Zonal Americano I, é disputado em até cinco partidas – vence quem ganhar três. São dois jogos de simples nesta sexta-feira. A primeira partida, João Menezes x Darian King, inicia às 12h. O segundo embate inicia na sequência. No sábado, a disputa é retomada às 12h, com o jogo entre duplas: Marcelo Melo e Bruno Soares x Darian King e Haydn Lewis. Depois, estão previstos mais são mais dois jogos de simples.

O país vencedor do confronto se classifica para os Playoffs do Grupo Mundial, que será disputado no início do ano que vem.

Nível do mar e saibro aberto, pedido do capitão para a Copa Davis

A definição para que a etapa da Copa Davis fosse no Brasil foi por meio de sorteio, já que os dois países nunca haviam se enfrentado. Para que Criciúma sediasse o confronto estão a conformidade com pedidos do capitão Jaime Oncins: que fosse ao nível do mar, e a quadra de saibro aberto. Atletas e equipe chegaram à cidade no domingo e treinam diariamente para se adaptar às características ao piso.

Para o presidente da Federação Catarinense de Tênis (FCT), Alexandre Farias, o Mampituba ter recebido as últimas três edições do Banana Bowl, um dos mais tradicionais torneios para jovens tenistas na América do Sul, foi uma experiência que credenciou o local sediar o Brasil x Barbados pela Copa Davis.

Continua depois da publicidade

– A estrutura passou por vistoria rigorosa, atendeu a todos os critérios, e a quadra de 20 por 40 metros é excelente, tamanho oficial exigido pela organização. O relacionamento profissional com a Confederação (Brasileira de Tênis) também nos credencia, existe confiança – garantiu.

Copa Davis – Brasil x Barbados

Sexta-feira – 12h

João Menezes x Darian King

Thiago Monteiro x Haydn Lewis

Sábado – 11h

Marcelo Melo e Bruno Soares x Darian King e Haydn Lewis

Thiago Monteiro x Darian King

João Menezes x Haydn Lewis

Leia mais notícias sobre a Copa Davis