Os recordes deste Mundial não são apenas nos gramados. No Facebook, houve 1 bilhão de posts, comentários e curtidas relacionados à competição da abertura até o dia 29 de junho. O número passa outros grandes eventos como o SuperBowl, Oscar e as Olimpíadas. No Twitter, foram 300 milhões de tuítes sobre o campeonato apenas durante a primeira fase.
Continua depois da publicidade
Apenas durante a disputa entre Chile e Brasil nas oitavas de final, foram 75 milhões de interações no Facebook. No Twitter, a rede registrou o maior número de publicações por minuto de toda a competição durante a partida. Analisando a atividade durante os pênaltis, é possível ver a tensão do público. Este gráfico divulgado pelo Twitter mostra que, do momento em que o árbitro apita até o chute do jogador, o número de tuítes por segundo cai drasticamente. Após o chute, a atividade na rede explode. Confira:
Foto: Twitter
Chuva de likes
Os jogadores e os times também competem nas redes, criando uma disputa por seguidores e popularidade. Entre os jogadores que mais arrecadaram seguidores no Twitter durante o Mundial, estão Neymar, com 1.155.448, Cristiano Ronaldo, com 941.783, Mesut Özil, com 827.546, Iker Casillas, com 816.030, e o brasileiro David Luiz, com 771.526. Os dados são referentes à fase dos grupos e às oitavas de final.
Continua depois da publicidade
Porém, considerando o crescimento do número de seguidores, os top 5 ficam bem diferentes, com três brasileiros. Primeiro, vem Paul Pogba, da seleção francesa, com um aumento de 505%. Em seguida, o brasileiro Oscar, com 428%, o italiano Andrea Pirlo, com 332%, e os brasileiros Paulinho, com 300%, e Bernard, com 224%.
As seleções do México e do Brasil realmente levaram a sério a disputa. Em 14 de junho, o perfil da CBF no Twitter desafiou a conta da Seleção Mexicana para ver quem conseguiria mais seguidores. Os mexicanos ganharam essa disputa aumentando em 49% o número de seguidores, enquanto os brasileiros apenas 35%.
@CBF_Futebol ok! Challenge accepted pic.twitter.com/tnyKTNqbK2
– Selección Mexicana (@miseleccionmx) June 14, 2014