Entre os dias 8 e 30 de julho de 2022, 10 seleções da América do Sul se enfrentam pelo título da Copa América Feminina. Neste ano, o país sede da competição é a Colômbia. A seleção brasileira vai em busca da sua oitava taça, mas dessa vez sem o famoso trio: Marta, Formiga e Cristiane. A camisa 10 está se recuperando de lesão; Formiga já está aposentada; e Cris não vem sendo convocada pela técnica Pia. Mesmo assim, a equipe com novos rostos e talentos é a favorita ao título.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A estreia da Copa América, em 1991, foi disputada em Maringá, no Paraná, e contou com a participação de apenas três seleções. Além da brasileira, também estivam presentes a venezuelana e a chilena. Desde então, apenas duas seleções levantaram a taça: Brasil e Argentina, sendo que as argentinas venceram uma única vez, em 2006.

Veja tudo sobre a Copa América no vídeo

Campanha histórica do Brasil em 98

Uma das campanhas históricas da camisa amarelinha foi em 1998, com a incrível marca de 66 gols em 6 jogos. A artilheira da edição foi Roseli com 16 tentos. Na última Copa América, a trajetória da equipe brasileira com 100% de aproveitamento, vencendo os sete jogos disputados e marcando 31 vezes. Dessa vez, a artilheira foi Bia Zaneratto, que também estará na edição de 2022.

A seleção brasileira realizou dois amistosos preparatórios para a Copa América.
A seleção brasileira realizou dois amistosos preparatórios para a Copa América (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Como funciona a Copa América Feminina?

O torneio funciona em duas etapas: fase de grupos e mata-mata. As equipes foram divididas em dois grupos com cinco seleções, que se enfrentam em turno único.

Continua depois da publicidade

  • Grupo A: Colômbia, Chile, Equador, Paraguai e Bolívia
  • Grupo B: Brasil, Peru, Venezuela, Argentina e Uruguai

As três primeiras classificadas de cada grupo avançam para a próxima fase. Sendo que os times classificados em terceiro lugar definem o quinto colocado da competição, enquanto o primeiro dos grupos enfrenta o segundo colocado nas semifinais. As equipes derrotadas disputam a terceira posição e os vencedores se enfrentam na final, definindo campeão e vice.

Além do título da Copa América, também estão em jogo vagas para a Copa do Mundo de 2023 e para a Olimpíada de Paris em 2024. Isso porque, os três primeiros colocados na competição têm o direito de participar do Mundial, já o quarto e o quinto colocados jogam a repescagem.

O torneio também gera duas vagas para o campeão e o vice participarem dos Jogos Olímpicos de Paris. Por fim, os classificados em terceiro, quarto e quinto lugares vão para os Jogos Pan-Americanos de 2023, em Santiago.

Continua depois da publicidade

Horários e sedes dos jogos 

Todos os jogos serão disputados na Colômbia nos estádios: Pascual Guerrero, em Calí, no Centenario, na cidade de Armenia, e no Alfonso López, em Bucaramanga. 

As partidas da fase de grupos acontecem entre às 18 horas e às 21 horas. Já as do mata-mata devem acontecer às 21 horas.

Mascote

Apresentada pela Conmebol, Alma é a mascote desta edição da Copa América. Ela é uma fã declarada do futebol e irmã de Pibe, o mascote da Copa América Masculina, disputada no Brasil em 2021.

Saiba mais sobre a seleção brasileira

A técnica Pia Sundhage convocou a seleção no dia 6 de junho. Além da disputa da Copa América, a equipe também realizou dois jogos amistosos de preparação: um contra a Dinamarca e outro contra a Suécia.

O Brasil foi derrotado nos dois amistosos contra as seleções europeias. Enfrentando a Dinamarca, uma derrota por 2 a 1, sendo o gol brasileiro marcado por Debinha, a artilheira da seleção na era Pia. Jogando contra a Suécia, a segunda melhor seleção de acordo com o ranking da Fifa, as brasileiras abriram o placar, mas cederam a virada. O resultado final ficou 3 a 1 para as suecas. Nas duas partidas foi possível perceber que a seleção brasileira ainda precisa evoluir na parte física comparada às europeias.

Debinha marcou dois gols nos amistosos antes da Copa América.
Debinha marcou dois gols nos amistosos antes da Copa América. (Foto: Lucas Figueiredo / CBF)

Desde a convocação de Pia, a equipe sofreu algumas mudanças. Foram 23 atletas convocadas, mas devido lesões e Covid-19 algumas jogadoras são dúvida e podem ser substituídas para os amistosos. 

A goleira Lelê (Corinthians) lesionada deixa a seleção para a entrada de Natascha Honegger (Flamengo); a defensora Antônia testou positivo para Covid e será substituída pela zagueira Thais (Palmeiras); e a atacante Gabi Nunes (Madrid CFF – Espanha), com lesão no posterior da coxa, fica fora e a meio-campista Duda Sampaio (Internacional) entra no lugar. 

Continua depois da publicidade

Quem são as jogadoras convocadas para a Copa América

Goleiras:

Lorena – Grêmio

Luciana – Ferroviária

Natascha Honegger – Flamengo

Defensoras:

Thais – Palmeiras

Fernanda Palermo – São Paulo

Kathellen – Inter de Milão (Itália)

Letícia Santos – Frankfurt (Alemanha)

Tainara – Bayern de Munique (Alemanha)

Tamires – Corinthians

Rafaelle – Arsenal (Inglaterra)

Meio-campistas:

Adriana – Corinthians

Angelina – OL Reign (EUA)

Ary Borges – Palmeiras

Duda Santos – Palmeiras

Gabi Portilho – Corinthians

Kerolin – North Caroline Courage (EUA)

Luana – Corinthians

Maria Eduarda Francelino – Flamengo

Maria Eduarda Sampaio – Internacional

Atacantes:

Bia Zaneratto – Palmeiras

Debinha – North Caroline Courage (EUA)

Geyse – Barcelona (Espanha)

Gio – Levante (Espanha)

A seleção estreia no dia 9 de julho contra a Argentina. Em campo estarão as duas únicas equipes campeãs da Copa América Feminina. O Brasil buscando o oitavo título e as hermanas a segunda taça.

Veja guia da Copa América

Leia também

Duas jogadoras de Blumenau são convocadas para a Seleção Brasileira de basquete

Conheça as gêmeas surfistas de São Francisco do Sul que fazem sucesso no circuito mundial

Jogadoras que atuam em SC são convocadas para seleção do Paraguai na Copa América