A Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran) fiscalizou 254 caminhões contêineres nas ruas da cidade no último mês, quando começou a operação para a averiguar a estes veículos no município. No mesmo período, 28 caminhões precisaram ser apreendidos pois apresentavam mais de uma irregularidade.
Continua depois da publicidade
A operação de fiscalização, que completou um mês ontem, começou no dia 19 de novembro e segue até 19 de fevereiro. A ação é organizada em parceria com as polícias Militar, Civil e Inmetro e tem como finalidade dar mais segurança às pessoas no trânsito.
A ação foi informada com antecedência para que os motoristas pudessem se adequar. Mesmo assim, de acordo com o chefe da Codetran, José Alvercino Ferreira, muitas irregularidades foram verificadas.
– Só foram apreendidos caminhões com irregularidades graves, ou seja, entre três e quatro itens. As principais foram pneu careca, falta de extintor e motorista fora da categoria, por exemplo – explica.
Também foram recolhidas 35 documentações de veículos que apresentaram apenas uma irregularidade. Todos os motoristas que tiveram a documentação retida ou o veículo apreendido foram multados. As blitze foram feitas em dias e horários aleatórios. Os locais escolhidos foram os de maior fluxo de caminhões contêiner, como nas proximidades do Complexo Portuário.
Continua depois da publicidade
Segundo Ferreira, os veículos apreendidos foram encaminhados para o pátio da Codetran, mas parte deles já foi devolvida aos donos, que regularizaram a situação. A maioria tinha placas de Itajaí.
– Desde que começou esta operação não tivemos nenhum acidente com caminhão no perímetro urbano, antes não passávamos 15 dias sem um – diz José Ferreira.
Continua depois da publicidade