Mesmo que a unidade do Samu de Indaial atenda chamados somente até as 19h por conta do acúmulo de férias e licenças saúde de servidores, os responsáveis pelo serviço garantem que a cidade não estará desguarnecida do atendimento. Segundo a coordenadora regional do Samu, Maria Beatriz Silveira Schmitt Silva, os atendentes de Blumenau, onde chegam as ligações de Indaial, estão orientados a deslocar para o local do chamado a viatura que estiver mais próxima à cidade.

Continua depois da publicidade

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros de Indaial já está avisado e irá colaborar com a situação, segundo Maria Beatriz. Mesmo assim, ela admite que o serviço não será o mesmo que se a viatura do Samu de Indaial estivesse na ativa:

– Haverá uma certa dificuldade, não é o ideal. Mas garanto que a população de Indaial será atendida quando ligar para o 192 – promete a coordenadora.

Prefeitura pode ser penalizada

Continua depois da publicidade

De acordo com ela, não há problemas semelhantes nas cidades da região. Os outros municípios, conforme Maria Beatriz, mantêm socorristas que cobrem folgas e férias.

– As prefeituras fazem programação de férias para evitar o que ocorreu em Indaial. Já comuniquei à gerência estadual sobre o problema. Essa decisão da prefeitura pode gerar prejuízo financeiro ao município com o corte de recursos do Ministério da Saúde e do Estado – alerta a coordenadora.

O secretário de Saúde de Indaial, Enilson de Freitas, justifica que a prefeitura pensa em contratar folguistas, mas explica que a decisão somente será tomada depois que o Estado definir se a empresa que administra o Samu em Santa Catarina irá ou não assumir também as unidades básicas.

Continua depois da publicidade