Impulsionada pela evolução tecnológica, a comunicação entre pessoas e instituições está entre as atividades humanas que mais se desenvolveu nos últimos anos. A diversificação das formas e meios de comunicação está exigindo de todos uma constante atualização. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), atenta a esse movimento, criou o Correio Digital como forma de oferecer a clientes um meio rápido e eficaz de levar a informação às organizações e sua clientela.

Continua depois da publicidade

O Centro de Digitalização e Produção de Objetos (CDIP), recentemente criado pela ECT em Santa Catarina, centralizará o serviço de Correio Digital mediante a oferta dos serviços digitais. O e-Carta é o mais novo serviço da categoria, que pode ser definido como uma solução de comunicação criada para atender às necessidades de empresas e órgãos públicos no envio de documentos oficiais, tais como: citações judiciais, comunicados e multas.

O sigilo no processamento do conteúdo é uma garantia do serviço e a comprovação da entrega ao destinatário um serviço adicional oferecido ao remetente, mediante a digitalização do Aviso de Recebimento (AR). Desenvolvido sob o conceito de solução completa, o serviço e-Carta contempla: a captação, tratamento e transmissão eletrônica de informações, produção de objetos, encaminhamento, entrega, digitalização de AR e retorno de informações ao cliente.

Com o e-Carta, o cliente só se preocupa com o envio de arquivos eletrônicos à ECT a partir do local de trabalho. Os Correios se encarregam de todo o processo até a entrega da informação no final da prestação do serviço. O cliente não precisa mais contratar gráficas nem preparar a postagem física dos objetos, o que representa uma boa redução de custos. O serviço possui seguro automático, registro, criptografia, certificação digital, rastreamento da cadeia produtiva, gestão dos prazos em cada etapa do processo e armazenamento físico e lógico. Foi criado com base no resultado de pesquisa realizada junto aos clientes e procura atender plenamente as demandas levantadas, oferecendo uma solução completa e segura.

A criação do CDIP representa uma revolução nos serviços da ECT. Ele possui estrutura de suporte dedicada, segurança física e da informação, muda a forma de atendimento, permitindo a interação em tempo real com os clientes. Usa ainda software de transferência de arquivo, software de gerenciamento específico e provoca uma mudança na cadeia produtiva dos Correios, pela eliminação de etapas presentes no correio convencional, criando uma nova plataforma postal híbrida.

Continua depois da publicidade

O Correio Digital utiliza recursos tecnológicos modernos e busca atender integralmente as necessidades dos clientes. Procura manter a competitividade da ECT e sua sintonia com a modernidade, melhorando a qualidade dos serviços prestados e contribuindo para o desenvolvimento do país, o que já vem fazendo ao longo dos 350 anos de existência.