O crescimento significativo da Viacredi até alcançar o topo do ranking das cooperativas de crédito em número de associados aconteceu depois que a instituição abriu as portas para o livre acesso da comunidade, explica o diretor executivo, Vanildo Leoni. Antes era restrita aos funcionários da Cia Hering.

Continua depois da publicidade

Com a transformações do perfil da têxtil e a redução de funcionários, a cooperativa viu a necessidade de também mudar para continuar crescendo. Leoni conta que o início da mudança aconteceu no final dos anos 1980, mas só se concretizou uma década depois. Em 2002 desvinculou a marca da Hering e, por decisão dos cooperados, passou a se chamar Viacredi. Com crescimento médio ao ano de 30%, a instituição está próximo de conquistar o cliente número 300 mil. Em número de sócios é hoje a maior do país no segmento e é a terceira maior cooperativa de crédito em movimentação financeira.

Veja também:

::: Blumenau é a cidade do país com maior número de associados a cooperativas de crédito

Continua depois da publicidade

::: “O cooperativismo em Blumenau reconhece cada bairro como uma pequena cidade”

Sessenta e três anos depois da fundação, os ideais continuam os mesmos, mas com adequações à realidade como, por exemplo, na segurança das agências. A ideia é que elas sejam simples, para redução de custos, mas eficientes. Por conta das ondas de ataques a caixas eletrônicos nos últimos anos, a segurança teve de ser reforçada.

– Não temos clientes. Temos cooperados, que são sócios. Trabalhamos para que todos sejam muito bem recebidos. A missão da cooperativa é ajudar no desenvolvimento da econômico e social – explica Leoni.

As histórias da Viacredi e Cooper se entrelaçam. A então CrediHering surgiu quando a CooperHering já estava consolidada. Criada em 1944 também dentro da Cia Hering, a cooperativa de abastecimento surgiu para fornecer alimentos mais em conta aos funcionários da companhia. Por conta da guerra, os alimentos se tornaram caros e de acesso complicado. Para superar as adversidades, abriu as portas para além dos funcionários da companhia. Hoje é a segunda maior cooperativa de abastecimento do país com 135 mil cooperados (63% em Blumenau) e movimentação anual de R$ 700 milhões.

Continua depois da publicidade

– Continuamos com laços com a Viacredi, seguindo o princípio de cooperação entre cooperativas. Nossas lojas tem postos de atendimentos da Viacredi. Nossos sócios em grande parte também são sócios deles – conta Hercílio Schmitt, diretor-presidente da Cooper.