Ao completar 80 anos, a Rede Cooper se consolida como uma cooperativa de consumo inovadora e resiliente. Sua trajetória é resultado da combinação de uma missão empresarial robusta e profundo compromisso com a conexão com cooperados e clientes.
Continua depois da publicidade
Mesmo com um histórico de conquistas, a organização continua a evoluir, integrando seus serviços ao ambiente digital para oferecer uma experiência de compra mais eficiente e moderna. Simultaneamente, reforça seu vínculo com a comunidade, fundamentada em princípios cooperativistas e nas práticas de ESG, que abrangem os pilares Ambiental, Social e Governança.
Todos esses esforços são guiados pela sua essência, centrada no olhar pelas pessoas: cooperados, que são a base sólida da cooperativa, e os colaboradores, que diariamente executam a missão e alcançam as metas estabelecidas. A Rede Cooper atua comprometida em garantir que todos sejam valorizados e capacitados, impulsionando o crescimento contínuo e sustentável.
— No cenário empresarial atual, embora a tecnologia possa parecer nos aproximar, a realidade muitas vezes é que as empresas estão se distanciando cada vez mais de seu público. O que as pessoas realmente buscam é uma conexão verdadeira e significativa — conta o presidente Executivo da Rede Cooper, Osnildo Maçaneiro.
Continua depois da publicidade
A importância da conexão
Uma pesquisa elaborada pelo G1, em março de 2024, revelou que 64% dos brasileiros não têm marcas favoritas e consideram fatores como preços e valores pessoais ao tomar decisões de compra. Esse cenário se torna ainda mais evidente na Geração Z, composta por indivíduos nascidos a partir de 1995, onde a falta de fidelidade às marcas chega a 65%.
A identificação das marcas com os valores pessoais do seu público surge como o segundo fator mais citado, mencionado por 21% dos entrevistados, ficando logo atrás da oferta de preços competitivos. Embora represente pouco mais de um quinto do total, a grande maioria dos participantes (88%) concorda que algumas marcas são mais habilidosas em estabelecer essa conexão com os consumidores do que seus concorrentes.
— Empresas que conseguem nutrir esse relacionamento colhem inúmeros benefícios, incluindo uma base de comunidades mais fiéis e satisfeitas, maiores chances de receber recomendações positivas e uma vantagem competitiva duradoura no mercado. A construção de laços profundos deve transcender a mera aspiração e se tornar uma estratégia essencial para alcançar o sucesso a longo prazo — recomenda Maçaneiro.
80 anos de cooperativismo
Fundada em 1944 como uma cooperativa de consumo dos colaboradores da indústria têxtil Companhia Hering, a Rede Cooper surgiu da necessidade de fornecer alimentos às famílias, crescendo em conjunto com o desenvolvimento da Hering. Em 1989, uma greve eclodiu em Blumenau devido ao contexto econômico e às condições da época, resultando, por consequência, na abertura da cooperativa para toda a comunidade.
Continua depois da publicidade
— Mantenho o meu envolvimento com a cooperativa há 52 anos. Parece que foi ontem que dei meus primeiros passos por aqui, aos 17 anos, como estafeta, ou como costumo dizer, office boy. Desde o começo, senti uma ligação com os valores e princípios que norteiam nossa cooperativa — relembra o presidente do Conselho de Administração na Rede Cooper, Hercílio Schmitt.
Em 1994, iniciou um processo gradual de reconstrução da capacidade operacional e de melhoria das finanças, assumindo a responsabilidade de uma cooperativa independente e autônoma. Hoje, está em nove cidades de Santa Catarina, com um total de 20 lojas em cinco formatos diferentes: Cooper Atacarejo, Cooper Fresh, Cooper Mini, Cooper Super e Farmácia Cooper.
— A expansão busca oferecer a qualidade da Rede Cooper de forma acessível a diversas comunidades. Além de fornecer alimentos, a empresa está empenhada em implementar iniciativas que promovam um mundo mais justo para todos — completa Schmitt.