A Cooperativa Pioneira de Eletrificação -COOPERA, com sede em Forquilhinha, entregou um primeiro lote de testes de Covid-19 para as Secretarias Municipais de Saúde de Forquilhinha, Criciúma e Nova Veneza. Os testes rápidos, que detectam anticorpos do novo Coronavírus, serão aplicados nos pacientes conforme protocolo de saúde dos municípios.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente da COOPERA, Walmir Rampinelli, esse auxílio é uma contribuição necessária para a comunidade na prevenção e no combate ao vírus.
— Esperamos, em breve, receber mais um lote dos exames. A COOPERA está unida no combate a propagação do coronavírus, sempre preocupada com o bem-estar dos cooperados — explica Rampinelli.
O prefeito de Nove Veneza, Rogério Frigo, fez um agradecimento a cooperativa e ressaltou a importância da doação dos testes rápidos.
— Ações como essa contribuem muito com o enfrentamento do coronavírus para o bem-estar da população de Nova Veneza — avalia.
Continua depois da publicidade
Além do prefeito de Nova Veneza, estiveram na COOPERA recebendo os testes o secretario de Saúde de Forquilhinha, Fabrício Ferreira e o representante de Criciúma, Valdenir Alexandre. O gerente geral da COOPERA, Rogério Feller, também participou da entrega dos kits.
Testes também para colaboradores da cooperativa
Além das doações, exames foram realizados em colaboradores, na sede da cooperativa em Forquilhinha, pela equipe da Rede Med Sul, composta por enfermeiro e médico. Os resultados foram obtidos e interpretados pela equipe médica e disponibilizado aos profissionais em cerca de 20 minutos. Felizmente todos os colaboradores testaram negativo.
— Caso algum profissional fosse diagnosticado com Covid-19 mesmo sem apresentar sintomas, esse poderia ser completamente isolado, diminuindo a chance de propagação do vírus — salienta o presidente da COOPERA, Walmir Rampinelli.
O médico Felipe Motta, diretor da Rede Med Sul, explicou o funcionamento do teste:
Continua depois da publicidade
— Coleta-se uma gota do sangue, a exemplo da medição de glicose no sangue. A partir dessa gota o teste é capaz de identificar a presença de anticorpos produzidos pelo nosso organismo para combater a infecção pelo vírus. Dependendo de qual tipo de anticorpo foi identificado IgG ou IgM, podemos reconhecer a fase da doença ou se o paciente já possuiu infecção previa curada.
O serviço de testagem é oferecido para pessoas e organizações corporativas, podendo ser realizado fora do ambiente hospitalar em uma sala minimamente preparada, diretamente na empresa ou residência.
— Fico feliz em ver que existem muitas empresas preocupadas com a saúde e bem estar do seu time e me sinto lisonjeado em poder contribuir neste momento — finaliza o médico.
Acesse o canal Juntos Por Santa Catarina e veja iniciativas inspiradoras de quem vem enfrentando a crise da Covid-19.
Continua depois da publicidade