O técnico Dorival Júnior anunciou nesta quinta-feira (6) a lista de convocados para defender a Seleção nos confrontos contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo, nos dias 20 e 25 de março. Entre eles, alguns jogadores não somente brilharam nesta semana pela Champions League, mas foram protagonistas e salvaram seus times na competição: São eles o goleiro Alisson (Liverpool) e os atacantes Raphinha (Barcelona) e Rodrygo (Real Madrid).

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

A atuação mais emblemática foi a de Alisson. O Liverpool foi amassado pelo PSG nesta quarta-feira, na França, e conseguir sair vitorioso mesmo assim, muito graças ao goleiro. Para se ter uma ideia, o time francês teve 27 finalizações contra apenas duas dos ingleses. 

Alisson precisou fazer 10 defesas na partida, sendo algumas dificílimas, como em chutes cara a cara dos atacantes Dembélé ou Kvaratskhelia. O goleiro ainda fez o lançamento para a jogada que culminou com o gol do volante Elliott. 

Continua depois da publicidade

Questionado pela TNT Sports se foi sua melhor performance da temporada, Alisson foi mais longe e respondeu: “Provavelmente da minha vida, eu acho, até agora”.

O Barcelona precisou se remontar em campo a partir da expulsão do zagueiro Pau Cubarsí, logo aos 20 minutos. O time catalão cresceu com um jogador a menos e conseguiu a vitória por 1 a 0 graças a um chute cirúrgico de Raphinha na segunda etapa. 

Foi o nono gol do atacante na Champions, o mesmo número de Lewandowski e Harry Kane. Somente Guirassy, do Borussia Dortmund, tem mais gols (10) na competição. No total, o camisa 11 soma 25 bolas na rede na temporada e 17 assistências pelo clube. Tudo isso o  coloca na briga pela Bola de Ouro.

– Raphinha foi muito questionado na Copa América e hoje é um dos postulantes à Bola de Ouro. Ele se adapta muito bem em qualquer função, mudando com frequência de posição – elogiou Dorival na entrevista coletiva.

Continua depois da publicidade

Raphinha já havia decidido contra esse mesmo Benfica, mas pela fase de grupos da Liga dos Campeões. O atacante fez o gol do Barça nos instantes finais e decretou o triunfo por 4 a 3 também em Lisboa. 

Já o Real Madrid venceu o clássico diante do Atletico por 2 a 1. Com pressão alta, o time catalão chegou ao primeiro gol logo aos três minutos. Após lançamento do uruguaio Valverde, Rodrygo recebeu na direita, cortou para dentro e bateu cruzado. Foi o quinto gol dele na Champions. No somatório de todas as seis edições que disputou, chegou ao tento de número 25. 

– Me encanta muito essa competição, e as coisas saem muito bem para mim. Espero continuar assim – disse após a partida. 

Rodrygo vem sendo um dos jogadores mais regulares do ataque galáctico do Real, ainda formado por Vini Júnior e Mbappé. O camisa 11 soma 14 gols e oito assistências na temporada.

Continua depois da publicidade

Dorival Júnior convocou outros atletas de destaque do futebol europeu, como Bruno Guimarães (Newcastle), Matheus Cunha (Wolverhampton)  e Savinho (Manchester City), além de Vini Júnior, obviamente. 

Confira a lista completa dos convocados 

Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Al-Nassr) e Ederson (Manchester City);

Defensores: Danilo (Flamengo), Gabriel Magalhães (Arsenal), Guilherme Arana (Atlético-MG), Léo Ortiz (Flamengo), Marquinhos (PSG), Murillo (Nottingham Forest), Vanderson (Monaco) e Wesley (Flamengo);

Meio-campistas: André (Wolverhampton), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo), Joelinton (Newcastle), Matheus Cunha (Wolverhampton) e Neymar (Santos);

Atacantes: Estêvão (Palmeiras), João Pedro (Brighton), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Manchester City) e Vini Jr (Real Madrid).

Continua depois da publicidade

*Diego Guichard é correspondente do NSC Total em Portugal