Fotos de um convite de formatura do curso de jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) do ano de 1989 repercutiram nas redes sociais pela aparência que se diferencia dos atuais. A publicação foi feita pela filha de uma das formandas no domingo (14) e já somava 291,6 mil visualizações nesta terça-feira (16).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
“Descobri hoje o convite da formatura de jornalismo da minha mãe e só consigo pensar em como o modelo atual brega de convite virou tão popular”, escreveu Betina Machado Santos, que tem 23 anos, no X (antigo Twitter).
Continua depois da publicidade
Nos comentários da publicação, internautas não pouparam elogios. “Muita lindeza. A crise atual de estética é cruel”, escreveu uma pessoa. “Só queria dizer que esse foi o melhor convite de jornalismo que já vi”, pontuou outra. “Nossa, que convite bonito! E está bem conservado, parece que não tem 34 anos”, disse um dos usuários. “Eu achei lindo!”, avaliou outra internauta.
O convite pertence à Clarissa Machado Santos, que atualmente tem 55 anos. Ela se formou em jornalismo na UFSC em 1990, com a “turma de 89”.
— Fui surpreendida pela repercussão. Acho que a geração Z tem um grande interesse em questões de senso estético — conta Clarissa.
O convite estava dentro de uma caixa de lembranças antigas, que contém memórias da família. De acordo com as duas, foi neste último fim de semana que mãe e filha tiveram contato com o convite.
Continua depois da publicidade
— Quando eu encontrei ele, eu achei demais. Sempre que eu vejo coisas diferentes eu penso “ah, talvez os meus amigos do Twitter gostem disso”. E aí eu postei para o meu círculo social, mas acabou saindo dele — relatou Betina, filha da formanda.
A filha se formou em direito na UFSC em março deste ano e compara o convite da mãe com o da formatura dela, que foi mais “conservador”.
— O meu convite de formatura foi bem mais “dentro da linha”. Eu acho que todos são assim hoje, com as fotos dos formandos e uma coisa bem mais tradicional. Mas eu queria que tivesse sido mais similar ao da minha mãe — compartilha.
Para ela, hoje em dia as coisas estão mais padronizadas e “sem graça”.
— Por mais que esse convite tenha um excesso de informação na forma como ele imita um jornal, além de todo um processo criativo que deve ter tido por trás para que ele viesse a ser dessa forma, tudo isso me interessa muito. Eu acho que é de uma criatividade que a gente não tem mais nos dias de hoje — explica.
Continua depois da publicidade
Para Clarissa, mãe de Betina, o convite é um “adereço do senso crítico de uma geração que ela se orgulha em pertencer”. A turma de 89 era chamada de “os passageiros da agonia”, fazendo uma referência ao sentimento de alívio que os estudantes sentem ao concluir a graduação.
— A sensação que não muda ao logo das gerações de universitários são os últimos meses do curso, que geralmente provocam uma sensação de agonia e esgotamento. Isso explica a definição do nome da turma: um misto de resistência e liberdade — conta Clarissa.
Veja fotos do convite
*Sob supervisão de Luana Amorim
Leia também
Cientistas descobrem primeira caverna na Lua que poderia abrigar humanos
Jovem com “a pior dor do mundo” tem alta da UTI e diz que está sem dores: “faísca de esperança”