O escritor italiano Roberto Saviano, principal estrela da edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2015, cancelou a sua participação no festival. Por recomendação dos responsáveis por sua segurança, ele não foi autorizado a deixar o continente europeu.
Continua depois da publicidade
A Flip ainda não anunciou nenhum substituto para a mesa que Saviano participaria no sábado, às 19h30min. A organização da Festa já havia estruturado um esquema de segurança com a equipe do escritor.
Crise afeta eventos culturais em 2015 no RS
Vídeo: conheça a série Indica Livros de ZH
O italiano de 35 anos ficou conhecido mundialmente por Gomorra, livro lançado em 2006 que documenta a ação das máfias italianas. Além de se tornar um best-seller traduzido em mais de 40 países, o volume fez de Saviano um dos autores mais perseguidos do mundo – o escritor vive com escolta policial permanente. No ano passado, o autor lançou Zero Zero Zero, no qual aborda o tráfico internacional de cocaína.
Continua depois da publicidade
Quadrilhas italianas expandem domínio na Europa
Conheça os espectadores que estão sempre nos teatros de POA
Cafeterias dividem espaço com livros, filmes, bicicletas…
– Facções de narcotraficantes saíram do Rio e foram para Paraty. Este é um dos maiores problemas da cidade e do país – afirmou o curador Paulo Werneck, ao justificar a presença do escritor. Saviano iria conversar com o jornalista Caco Barcellos.
* Com informações de Estadão Conteúdo