Ontem, a Prefeitura de São Francisco do Sul, por meio da Fundação Cultural, assinou um convênio com a Liga das Escolas de Samba, cedendo um box no Mercado Público para uso da liga e das escolas francisquenses.
Continua depois da publicidade
Lá, será criado o Botequim do Samba, com administração compartilhada pela liga e as escolas da cidade para que o espaço seja utilizado como forma de arrecadar renda destinada ao Carnaval. Com o orçamento municipal enxuto, as escolas de samba de São Francisco do Sul terão que rebolar para conquistar verba para os próximos carnavais.
Leia as últimas notícias de Joinville e região
Em 2016, pela primeira vez em anos, não haverá desfile competitivo: sem o repasse tradicional da Prefeitura para as quatro escolas, que direcionava a elas cerca de R$ 260 mil, e com o atraso dos recursos do Funcultural e do Funturismo, provenientes do governo estadual, o ritmo para a preparação diminuiu.
Continua depois da publicidade
A inauguração do Botequim do Samba está prevista para o dia 30 de janeiro, com o objetivo de oferecer programação o ano inteiro. A escolha da corte carnavalesca será a primeira festa do box.
– A liga fará parcerias para administrar o box, que será ponto comercial também – afirma o diretor-presidente da Fundação Cultural, Daia Carvalho.
– O projeto ajuda a dar vida ao mercado e a preservar o sentimento de pertencimento que o Carnaval de São Francisco proporciona às pessoas da região.
Continua depois da publicidade
A reunião de assinatura do convênio contou com o presidente da liga, Jeovah dos Passos, e a integrante da diretoria, Solange Pimpão, que frisou o quanto a parceria era importante para a criação de autonomia das escolas.
– Nós já queríamos isso há muito tempo, mas éramos pequenos para caminhar com as próprias pernas, dependíamos do dinheiro público. Dizem que é na crise que as oportunidades aparecem. É o que está acontecendo agora – afirmou Solange.
O investimento municipal para o Carnaval de 2016 garante a contratação de som, iluminação, segurança e banheiros para o desfile no domingo, 7 de fevereiro, na rua Babitonga, no Centro Histórico. A programação prevê, ainda, a Roda de Samba no Aterro da Babitonga, um palco com atrações na Vila da Glória; desfile dos blocos carnavalescos na sexta-feira, no domingo e na segunda-feira, e programação com trio elétrico nas praias do Ervino, da Enseada e da Saudade (Prainha).
Continua depois da publicidade