Na última quarta-feira, a assinatura de um termo de cooperação entre a Prefeitura de Florianópolis e 12 municípios da região metropolitana vai garantir que os alunos com deficiência visual destas localidades recebam livros em braile e em formato digital falado. Participam do convênio as cidades de Águas Mornas, Angelina, Anitápolis, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Rancho Queimado, Santo Amaro da Imperatriz, São Bonifácio, São José e São Pedro de Alcântara.
Continua depois da publicidade
O Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), órgão da Diretoria de Educação Continuada, coordenado pela Secretaria de Educação da Capital, irá elaborar livros digitais utilizando o software MEC Daisy, disponibilizado pelo Ministério da Educação, por meio do projeto “Livro Acessível”. O CAP também produz os materiais em Braille e em alto-relevo para alunos cegos, assim como obras ampliadas, com fontes maiores de texto, direcionadas para aos alunos com baixa visão, além de disponibilizar o acervo em ambiente virtual.
Cabe aos demais municípios disponibilizar profissionais da área da educação para reforçar a equipe de trabalho no CAP, garantir sua participação em eventos técnico-pedagógicos que da Secretaria de Educação de Florianópolis e fornecer material para a produção dos livros. Atualmente, duas profissionais de São José já trabalham no CAP de Florianópolis. 60 estão em produção no momento e serão disponibilizados para os alunos do projeto.
Continua depois da publicidade