Eles não são exatamente uma atração para o público, mas fazem toda a diferença. Os banheiros do Parque da Cidade, na zona Sul de Joinville, só passaram a ficar de portas abertas durante o sábado e domingo deste fim de semana. Antes, apenas quem visitava o parque de segunda a sexta-feira estava livre do risco de passar aperto.
Continua depois da publicidade
Havia a preocupação de que os espaços fossem depredados caso ficassem abertos sem vigilância. Isto mudou após um convênio entre a Prefeitura e o Presídio Regional, que garantiu o trabalho de apenadas do regime semiaberto a serviço do Ittran. As detentas fazem parte do Projeto Passo à Frente, têm bom comportamento e contam com a chance de reduzir a pena com os dias trabalhados.
O expediente dos fins de semana começa às 8 e termina às 17 horas, durante o período em que os banheiros são abertos ao público. Além de manterem os dois sanitários em ordem – há um no setor Guanabara e outro no setor Bucarein – as quatro mulheres também se revezam na limpeza do parque.
– De manhã, quando chegamos, às vezes tem lixo por todo lado. Também temos outras tarefas, como cuidar para a rapaziada não andar de skate dentro dos banheiros -, conta uma das zeladoras.
Continua depois da publicidade
Planos para que os espaços sejam abertos até mais tarde existem, mas só devem valer quando o serviço de lanchonete no parque for licitado. A ideia é que os donos dos estabelecimentos fiquem responsáveis pelos locais à noite.