Mais de 2,6 mil pessoas serão beneficiadas com bolsas de estudo e de pesquisa na Universidade do Oeste Catarinense (Unoesc). O desconto vale tanto para quem já é aluno da instituição quanto para quem deseja cursar o ensino superior, mas não tem condições de pagar as mensalidades.

Continua depois da publicidade

A ponte é feita por convênios entre a universidade e o governo de Santa Catarinense. Os documentos foram assinados ontem em Joaçaba, no Meio-Oeste catarinense, e ultrapassam os R$ 6 milhões.

O dinheiro será repassado à instituição através dos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual e do Fundo de Desenvolvimento Social, que preveem benefícios que variam entre 25% e 100% do valor das mensalidades.

Além dos acadêmicos de quatro campi da Unoesc, segundo a Secretaria de Estado da Educação, neste ano foram assinados outros 113 convênios. Eles beneficiam 25 mil estudantes do ensino superior em diversas universidades catarinenses.

Continua depois da publicidade

Uma das beneficiadas foi Daiane Garcia Masson, que mora em Joaçaba e é recém-formada em Direito. Ela ganhou uma bolsa de pesquisa de R$ 3 mil, no ano passado, e utilizou o dinheiro para desenvolver o trabalho de conclusão do curso.

Segundo Daiane, que analisou a educação nos ambientes prisionais, a bolsa foi fundamental para que ela pudesse visitar diversos presídios do Estado e participar de audiências públicas na Capital.

– Recebi a bolsa em parcelas, durante seis meses. Sem a ajuda, teria sido difícil comprar os livros e fazer as viagens necessárias para a pesquisa de campo – conta.

Continua depois da publicidade

Incentivos como este são importantes para o desenvolvimento do ensino superior catarinense, conforme o secretário de Estado da Educação, Eduardo Deschamps. Ele salienta que o investimento é essencial para uma sociedade mais justa e crítica.

O secretário também explica que os programas de Bolsa de Estudo dos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual são destinados aos acadêmicos economicamente carentes que estejam cursando graduação.

Já o programa do Fundo Social é por meio da aquisição de vagas remanescentes nos cursos de graduação, no qual o Estado investe 30% do valor do curso e a instituição assume os 70% restantes dos valores, sendo que para o acadêmico a bolsa é integral até a conclusão do seu curso.

Continua depois da publicidade

Seleção ocorre todos os semestres

Todos os semestres, após o período de matrícula dos alunos aprovados no vestibular, a Unoesc abre processo seletivo para escolher quem vai ganhar bolsas integrais para preencher as vagas que sobram em cada curso. No mês de fevereiro, a instituição ofereceu 304 vagas através do Fundo Social, para unidades em 11 cidades catarinenses.

Para concorrer ao benefício, o candidato não pode possuir diploma de curso superior, apresentar incapacidade de pagamento de seus estudos e renda bruta familiar per capita de até 1,5 salário mínimo mensal. Além disso, deve ter cursado ensino médio em escolas de Santa Catarina.