As convenções dos partidos para confirmar os candidatos a governador de Santa Catarina, vice e senador nas eleições 2022 começaram no dia 20 de julho. As reuniões ocorreram até 5 de agosto, conforme a legislação eleitoral. Depois disso, as legendas têm prazo de mais 10 dias para pedir o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.

Continua depois da publicidade

Veja pré-candidatos ao governo de Santa Catarina em 2022

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Santa Catarina tem 10 nomes indicados pelos partidos como candidatos a governador. As convenções também homologam as listas de candidatos a deputado federal e estadual.

Partidos iniciam convenções nesta quarta, e Lula e Bolsonaro vão polarizar rádio e TV

Continua depois da publicidade

Confira abaixo quando ocorrem as convenções

Novo

Odair Tramontin foi confirmado em convenção virtual do Novo
Odair Tramontin foi confirmado em convenção virtual do Novo (Foto: Divulgação)

O Novo realizou a primeira convenção de SC. O evento ocorreu no dia 20 de julho, de forma virtual. O partido confirmou a candidatura do promotor de Justiça Odair Tramontin a governador, com o empresário Ricardo Althoff de vice. O médico oftalmologista Luiz Barboza Neto, que concorreu a deputado federal em 2018 e vice-prefeito de Florianópolis em 2020, será candidato ao Senado neste ano. Leia mais no link abaixo:

Eleições 2022: Novo confirma Odair Tramontin como candidato a governador de SC

MDB

O MDB realizou convenção no dia 23 de julho, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Em uma das convenções mais movimentadas deste ano, os emedebistas decidiram apoiar a candidatura à reeleição de Carlos Moisés (Republicanos), indicando Udo Döhler para vice e Celso Maldaner para o Senado. A tese venceu a outra possibilidade do partido, que era a candidatura própria de Antídio Lunelli ao governo, que causou um racha no partido nos últimos meses. Leia mais no link abaixo:

MDB opta por ser vice e coloca Udo Döhler na chapa de Moisés

PP

Esperidião Amin foi confirmado em convenção do PP
Esperidião Amin foi confirmado em convenção do PP (Foto: Juan Todescatt, NSC TV)

O Progressistas também fez sua convenção no dia 23 de julho, na Hard Rock Arena, em São José. O partido confirmou a candidatura de Esperidião Amin ao governo, mas manteve em aberto a situação do vice e do Senado. O partido conversa com o PSDB, que pode ser convidado a indicar o vice, e com o PTB de Kennedy Nunes, que pode ficar com o Senado. No entanto, até o momento não há definição. Leia mais no link abaixo:

Eleições 2022: PP confirma Esperidião Amin como candidato a governador de SC

PTB

O PTB também se reuniu no chamado “Supersábado” de convenções em SC. O partido decidiu lançar Kennedy Nunes como candidato ao Senado, mas sem candidato a governador e vice. O partido aguardou a conclusão de conversas para compor com alguma candidatura já apresentada. Ao fim do prazo de convenções, Kennedy ingressou na chapa que tem o senador Esperidião Amin (PP) como candidato ao governo.

Continua depois da publicidade

União Brasil e PSD

Gean Loureiro e Eron Giordani foram confirmados em convenção conjunta de União Brasil e PSD
Gean Loureiro e Eron Giordani foram confirmados em convenção conjunta de União Brasil e PSD (Foto: Allan Carvalho, divulgação)

União Brasil e PSD fizeram uma convenção conjunta também no sábado (23), no Centrosul, em Florianópolis. As legendas confirmaram as três vagas da chapa majoritária, com o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, como candidato a governador, o ex-secretário da Casa Civil, Eron Giordani a vice e o ex-governador Raimundo Colombo ao Senado. Leia mais no link abaixo:

Eleições 2022: União Brasil confirma Gean Loureiro como candidato a governador de SC

Republicanos

Carlos Moisés foi confirmado candidato em convenção do Republicanos, com vice do MDB
Carlos Moisés foi confirmado candidato em convenção do Republicanos, com vice do MDB (Foto: Divulgação)

O partido do governador Carlos Moisés também se reuniu no dia 23 e confirmou a candidatura de Moisés à reeleição. Mais cedo, o governador assistiu ao MDB confirmar o apoio à chapa na convenção emedebista. Com isso, a convenção do Republicanos já aconteceu apresentando Udo Döhler (MDB) como candidato a vice e Celso Maldaner (MDB) para o Senado, fechando as três vagas da coligação. O grupo também tem o apoio de outras legendas, como o Podemos e o PSC. Leia mais no link abaixo:

Eleições 2022: Republicanos confirma Carlos Moisés como candidato a governador de SC

PSTU

Alex Alano foi escolhido como candidato em convenção on-line do PSTU
Alex Alano foi escolhido como candidato em convenção on-line do PSTU (Foto: Reprodução, PSTU)

O PSTU se reuniu em convenção on-line no domingo, dia 24, para confirmar a candidatura de Alex Alano ao governo de SC. O partido decidiu indiacr Gabriela Santetti, que concorreu a prefeita de Florianópolis em 2020, como candidata a vice, e apresentar Gilmar Salgado para a disputa pelo Senado. Leia mais no link abaixo:

Eleições 2022: PSTU confirma Alex Alano como candidato a governador de SC

PT

Convenção do PT confirmou Décio Lima como candidato ao governo, e anunciou Dário ao Senado
Convenção do PT confirmou Décio Lima como candidato ao governo, e anunciou Dário ao Senado (Foto: Denner Ovídio, divulgação)

O PT fez sua convenção no dia 25 de julho e confirmou o ex-deputado federal Décio Lima como candidato a governador. Na reunião, o partido também teve a confirmação de Dário Berger como candidato a senador na chapa, depois de uma longa disputa entre os dois pelo lugar na cabeça de chapa para o governo. A indicação de Dário fez PDT e PSOL se afastarem da frente de esquerda. O nome do vice ainda não foi definido, entre outros motivos, para tentar atrair novamente as legendas à aliança. Leia mais no link abaixo:

Continua depois da publicidade

Eleições 2022: PT confirma Décio Lima como candidato a governador de SC

PDT

Jorge Boeira (PDT) é candidato a governador de SC
Jorge Boeira (PDT) é candidato a governador de SC (Foto: João Manoel Neto, divulgação)

Após deixar a frente de esquerda, o PDT fez convenção no dia 30 de julho e confirmou o nome do ex-deputado federal Jorge Boeira como candidato a governador. O partido decidiu se lançar em chapa pura, entre outros motivos, para garantir palanque ao presidenciável do partido, Ciro Gomes, em SC. O vice será o médico Dalmo Claro de Oliveira e a candidata ao Senado, a vereadora de Itajaí, Hilda Deola — ambos do PDT. Leia mais no link abaixo:

Eleições 2022: PDT confirma Jorge Boeira como candidato a governador de SC

PCO

Leandro Brugnago (PCO) será candidato a governador pelo PCO
Leandro Brugnago (PCO) será candidato a governador pelo PCO (Foto: Fernanda Moro, NSC TV)

O PCO fez convenção no dia 31 de julho e confirmou o nome do marceneiro Leandro Brugnago como candidato a governador de SC. O vice será Jair Fernandes de Aguiar Ramos. A vaga para o Senado será de Caroline Santana, todos filiados ao PCO. Leia mais no link abaixo:

Eleições 2022: PCO confirma Leandro Brugnago como candidato a governador de SC

PSDB

O PSDB confirmou no dia 4 de agosto, em convenção da federação que o partido mantém com o Cidadania, o apoio à candidatura de Esperidião Amin (PP). Os tucanos indicaram o vice da chapa, vaga que ficou com o ex-senador Dalírio Beber. Leia mais no link abaixo:

Eleições 2022: PSDB confirma Dalírio Beber como candidato a vice-governador de SC

PSB

O PSB fez convenção no último dia do prazo, 5 de agosto, com a missão de indicar um vice para a chapa da frente de esquerda, que tem Décio Lima como candidato ao governo. A legenda, no entanto, apresentou dois nomes para que a decisão fosse tomada por todos os partidos da chapa. Os nomes apontados foram da vereadora de Chapecó, Marcilei Vignatti, e o ex-vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Bornholdt. Ainda assim, a indicação causou polêmica porque o PT quis anunciar um terceiro nome, de Bia Vargas, de Criciúma, mas até o início da semana de 8 de agosto, o PSB não havia concordado e a indicação seguia em aberto. Leia mais no link abaixo:

Continua depois da publicidade

PSB adia decisão e indica dois nomes como opções de vice na frente de esquerda em SC

Pros

Ralf Zimmer Júnior é pré-candidato do Pros ao governo de SC
Ralf Zimmer Júnior é pré-candidato do Pros ao governo de SC (Foto: Tiago Ghizoni/Diário Catarinense)

Outra polêmica da reta final de confirmação de candidaturas ocorreu no Pros. O partido vive uma disputa pela presidência da sigla em SC e também no país. Dessa divergência, resultaram dois grupos, e cada um fez a “sua” convenção. Uma delas confirmou o nome de Ralf Zimmer Júnior como candidato a governador. A outra, aprovou apoio à candidatura de Carlos Moisés. A decisão sobre qual indicação do Pros vai prevalecer dependerá da Justiça Eleitoral, que agora analisa os pedidos de registros de candidaturas. Leia mais no link abaixo:

Pros faz duas convenções em SC; uma com candidato próprio e outra em apoio a Moisés

PL

Jorginho Mello é candidato do PL ao governo de SC
Jorginho Mello é candidato do PL ao governo de SC (Foto: Arquivo NSC)

O PL foi o último partido a promover convenção para confirmar os candidatos nas eleições 2022. Em 5 de agosto, último dia do prazo, o partido homologou o nome do senador Jorginho Mello (PL) como candidato a governador, com a ex-delegada regional de Joinville, Marilise Broehm como vice e o ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif, como candidato ao Senado. Leia mais no link abaixo:

Eleições 2022: PL confirma Jorginho Mello como candidato a governador de SC

Leia também

Quem são os pré-candidatos ao Senado por Santa Catarina nas eleições 2022

SC chega a quase 5,5 milhões de eleitores com salto de 150% em jovens de 16 e 17 anos

PF pede ajuda às polícias de SC para reforço na segurança contra violência eleitoral