As convenções dos partidos para confirmar os candidatos a governador de Santa Catarina, vice e senador nas eleições 2022 começaram no dia 20 de julho. As reuniões ocorreram até 5 de agosto, conforme a legislação eleitoral. Depois disso, as legendas têm prazo de mais 10 dias para pedir o registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral. A campanha eleitoral começa oficialmente em 16 de agosto.
Continua depois da publicidade
Veja pré-candidatos ao governo de Santa Catarina em 2022
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
Santa Catarina tem 10 nomes indicados pelos partidos como candidatos a governador. As convenções também homologam as listas de candidatos a deputado federal e estadual.
Partidos iniciam convenções nesta quarta, e Lula e Bolsonaro vão polarizar rádio e TV
Continua depois da publicidade
Confira abaixo quando ocorrem as convenções
Novo

O Novo realizou a primeira convenção de SC. O evento ocorreu no dia 20 de julho, de forma virtual. O partido confirmou a candidatura do promotor de Justiça Odair Tramontin a governador, com o empresário Ricardo Althoff de vice. O médico oftalmologista Luiz Barboza Neto, que concorreu a deputado federal em 2018 e vice-prefeito de Florianópolis em 2020, será candidato ao Senado neste ano. Leia mais no link abaixo:
Eleições 2022: Novo confirma Odair Tramontin como candidato a governador de SC
MDB
O MDB realizou convenção no dia 23 de julho, na Assembleia Legislativa, em Florianópolis. Em uma das convenções mais movimentadas deste ano, os emedebistas decidiram apoiar a candidatura à reeleição de Carlos Moisés (Republicanos), indicando Udo Döhler para vice e Celso Maldaner para o Senado. A tese venceu a outra possibilidade do partido, que era a candidatura própria de Antídio Lunelli ao governo, que causou um racha no partido nos últimos meses. Leia mais no link abaixo:
MDB opta por ser vice e coloca Udo Döhler na chapa de Moisés
PP

O Progressistas também fez sua convenção no dia 23 de julho, na Hard Rock Arena, em São José. O partido confirmou a candidatura de Esperidião Amin ao governo, mas manteve em aberto a situação do vice e do Senado. O partido conversa com o PSDB, que pode ser convidado a indicar o vice, e com o PTB de Kennedy Nunes, que pode ficar com o Senado. No entanto, até o momento não há definição. Leia mais no link abaixo:
Eleições 2022: PP confirma Esperidião Amin como candidato a governador de SC
PTB
O PTB também se reuniu no chamado “Supersábado” de convenções em SC. O partido decidiu lançar Kennedy Nunes como candidato ao Senado, mas sem candidato a governador e vice. O partido aguardou a conclusão de conversas para compor com alguma candidatura já apresentada. Ao fim do prazo de convenções, Kennedy ingressou na chapa que tem o senador Esperidião Amin (PP) como candidato ao governo.
Continua depois da publicidade
União Brasil e PSD

União Brasil e PSD fizeram uma convenção conjunta também no sábado (23), no Centrosul, em Florianópolis. As legendas confirmaram as três vagas da chapa majoritária, com o ex-prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro, como candidato a governador, o ex-secretário da Casa Civil, Eron Giordani a vice e o ex-governador Raimundo Colombo ao Senado. Leia mais no link abaixo:
Eleições 2022: União Brasil confirma Gean Loureiro como candidato a governador de SC
Republicanos

O partido do governador Carlos Moisés também se reuniu no dia 23 e confirmou a candidatura de Moisés à reeleição. Mais cedo, o governador assistiu ao MDB confirmar o apoio à chapa na convenção emedebista. Com isso, a convenção do Republicanos já aconteceu apresentando Udo Döhler (MDB) como candidato a vice e Celso Maldaner (MDB) para o Senado, fechando as três vagas da coligação. O grupo também tem o apoio de outras legendas, como o Podemos e o PSC. Leia mais no link abaixo:
Eleições 2022: Republicanos confirma Carlos Moisés como candidato a governador de SC
PSTU

O PSTU se reuniu em convenção on-line no domingo, dia 24, para confirmar a candidatura de Alex Alano ao governo de SC. O partido decidiu indiacr Gabriela Santetti, que concorreu a prefeita de Florianópolis em 2020, como candidata a vice, e apresentar Gilmar Salgado para a disputa pelo Senado. Leia mais no link abaixo:
Eleições 2022: PSTU confirma Alex Alano como candidato a governador de SC
PT

O PT fez sua convenção no dia 25 de julho e confirmou o ex-deputado federal Décio Lima como candidato a governador. Na reunião, o partido também teve a confirmação de Dário Berger como candidato a senador na chapa, depois de uma longa disputa entre os dois pelo lugar na cabeça de chapa para o governo. A indicação de Dário fez PDT e PSOL se afastarem da frente de esquerda. O nome do vice ainda não foi definido, entre outros motivos, para tentar atrair novamente as legendas à aliança. Leia mais no link abaixo:
Continua depois da publicidade
Eleições 2022: PT confirma Décio Lima como candidato a governador de SC
PDT

Após deixar a frente de esquerda, o PDT fez convenção no dia 30 de julho e confirmou o nome do ex-deputado federal Jorge Boeira como candidato a governador. O partido decidiu se lançar em chapa pura, entre outros motivos, para garantir palanque ao presidenciável do partido, Ciro Gomes, em SC. O vice será o médico Dalmo Claro de Oliveira e a candidata ao Senado, a vereadora de Itajaí, Hilda Deola — ambos do PDT. Leia mais no link abaixo:
Eleições 2022: PDT confirma Jorge Boeira como candidato a governador de SC
PCO

O PCO fez convenção no dia 31 de julho e confirmou o nome do marceneiro Leandro Brugnago como candidato a governador de SC. O vice será Jair Fernandes de Aguiar Ramos. A vaga para o Senado será de Caroline Santana, todos filiados ao PCO. Leia mais no link abaixo:
Eleições 2022: PCO confirma Leandro Brugnago como candidato a governador de SC
PSDB
O PSDB confirmou no dia 4 de agosto, em convenção da federação que o partido mantém com o Cidadania, o apoio à candidatura de Esperidião Amin (PP). Os tucanos indicaram o vice da chapa, vaga que ficou com o ex-senador Dalírio Beber. Leia mais no link abaixo:
Eleições 2022: PSDB confirma Dalírio Beber como candidato a vice-governador de SC
PSB
O PSB fez convenção no último dia do prazo, 5 de agosto, com a missão de indicar um vice para a chapa da frente de esquerda, que tem Décio Lima como candidato ao governo. A legenda, no entanto, apresentou dois nomes para que a decisão fosse tomada por todos os partidos da chapa. Os nomes apontados foram da vereadora de Chapecó, Marcilei Vignatti, e o ex-vice-prefeito de Joinville, Rodrigo Bornholdt. Ainda assim, a indicação causou polêmica porque o PT quis anunciar um terceiro nome, de Bia Vargas, de Criciúma, mas até o início da semana de 8 de agosto, o PSB não havia concordado e a indicação seguia em aberto. Leia mais no link abaixo:
Continua depois da publicidade
PSB adia decisão e indica dois nomes como opções de vice na frente de esquerda em SC
Pros

Outra polêmica da reta final de confirmação de candidaturas ocorreu no Pros. O partido vive uma disputa pela presidência da sigla em SC e também no país. Dessa divergência, resultaram dois grupos, e cada um fez a “sua” convenção. Uma delas confirmou o nome de Ralf Zimmer Júnior como candidato a governador. A outra, aprovou apoio à candidatura de Carlos Moisés. A decisão sobre qual indicação do Pros vai prevalecer dependerá da Justiça Eleitoral, que agora analisa os pedidos de registros de candidaturas. Leia mais no link abaixo:
Pros faz duas convenções em SC; uma com candidato próprio e outra em apoio a Moisés
PL

O PL foi o último partido a promover convenção para confirmar os candidatos nas eleições 2022. Em 5 de agosto, último dia do prazo, o partido homologou o nome do senador Jorginho Mello (PL) como candidato a governador, com a ex-delegada regional de Joinville, Marilise Broehm como vice e o ex-secretário nacional da Pesca, Jorge Seif, como candidato ao Senado. Leia mais no link abaixo:
Eleições 2022: PL confirma Jorginho Mello como candidato a governador de SC
Leia também
Quem são os pré-candidatos ao Senado por Santa Catarina nas eleições 2022
SC chega a quase 5,5 milhões de eleitores com salto de 150% em jovens de 16 e 17 anos
PF pede ajuda às polícias de SC para reforço na segurança contra violência eleitoral