Pelo menos no que depender dos discursos e dos documentos, está tudo certo e não há mais volta, e a companhia Sinotruk deve iniciar em até dois meses as obras da sua primeira fábrica de caminhões fora da China. O empreendimento será construído em Lages, na Serra Catarinense, e o contrato que oficializa a instalação da unidade foi assinado nesta sexta-feira na capital chinesa, Pequim.
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Participaram do evento o governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo; o presidente da SC Parcerias, Paulo Cesar da Costa; o presidente da Sinotruk Brasil, Jian Zhang; e o presidente da China National Heavy Duty Truck Group Co. (CNHTC), proprietária da Sinotruk, Ma Chunji.
– A decisão está tomada, e agora é preciso constituir a empresa brasileira da Sinotruk e aprovar o projeto da fábrica no programa Inovar-Auto -, disse o governador Colombo, referindo-se à medida criada pelo governo brasileiro para estimular o investimento na indústria automobilística nacional e que poderá gerar até R$ 50 bilhões em investimentos no setor.
– A Sinotruk gosta do mercado brasileiro, porque é um importante país e faz parte do Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) -, completou o presidente da Sinotruk Brasil.
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Com essas etapas burocráticas superadas, a Sinotruk mantém a previsão de iniciar até o fim de outubro a terraplanagem do terreno de 100 hectares localizado no Distrito de Índios, às margens da BR-282 e distante 15 quilômetros do Centro de Lages. Em seguida serão feitas as obras de construção civil, compra e instalação dos maquinários.
A expectativa é de que a fábrica esteja pronta em um ano e as operações iniciem no primeiro semestre de 2015. O investimento será de R$ 300 milhões. Serão criados 1,1 mil empregos, dos quais, 98% brasileiros, preferencialmente da região de Lages. A companhia quer montar cinco mil caminhões no primeiro ano e oito mil nos anos seguintes para atender toda a América do Sul.
Em Lages, serão produzidos os veículos da família A7, com vocação para aplicações rodoviárias pesadas, como o bitrem, o rodotrem e o treminhão, nas opções de tração 4 x 2, 6 x 2, 6 x 4 e 8 x 4.
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Num primeiro momento, os caminhões serão montados com material importado da China, mas a proposta da Sinotruk é chegar ao fim do terceiro ano com até 65% das peças nacionalizadas. Somente os vidros e os pneus não são da companhia.